Centro de equoterapia Passo a Passo de Jardim é exemplo para Caarapó e Naviraí
Projeto tem apoio do SENAR/MS e atende gratuitamente 40 crianças e jovens deficientes ou que tenham necessidades especiais
Representantes dos sindicatos rurais e de escolas da Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais dos municípios de Caarapó e Naviraí visitaram no início da semana, o centro de Equoterapia ‘Passo a Passo’, em Jardim, para conhecer o projeto terapêutico que há pouco mais de um ano oferece tratamento gratuito para crianças e jovens deficientes ou que possuam necessidades especiais.
Idealizado com apoio do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o espaço cedido pelo sindicato rural conta com uma equipe de profissionais composta por equitador, fisioterapeutas e psicólogos que realizam um trabalho focado no desenvolvimento da força muscular, relaxamento e aperfeiçoamento da coordenação motora e equilíbrio do praticante.
O coordenador do projeto, Paulo Bózoli e a equipe técnica receberam os visitantes que acompanharam o cotidiano dos praticantes. “Ficamos muito satisfeitos em compartilhar nossas experiências com o grupo e nos colocamos à disposição para contribuir na idealização de projetos semelhantes ao desenvolvido aqui em Jardim”, observa o idealizador do Passo a Passo.
Exemplos que contagiam – A fisioterapeuta da Apae em Caarapó, Daniela Machado da Silveira, relata que já vinha pesquisando sobre os benefícios da equoterapia há cerca de um ano e afirmou estar emocionada com os testemunhos dos profissionais e familiares das crianças. “As atividades motoras convencionais que demoram cerca de um ano para fazer efeito são conquistadas em menos de dois meses com a metodologia. Ouvi também dos pais que a vida dos praticantes melhorou muito, tanto física quanto psicologicamente”, argumenta a profissional de saúde.
Para o presidente do sindicato, Antônio Maran, a projeto é importante para a região e atenderá uma demanda de 95 alunos que frequentam a escola ‘Júlio César’. “Ficamos animados em participar do projeto e comprovamos em Jardim que se for realizado em equipe não fica difícil para nenhum dos envolvidos. Temos logística no sindicato e podemos conseguir doações de animais, o que facilitaria bastante o desenvolvimento do centro de equoterapia”, explica.
Esforços redobrados - Na avaliação da gerente administrativa da Apae em Naviraí, Maria Aparecida Correa Pereira, a visita ao centro Passo a Passo incentivou a instituição a buscar parcerias que possibilitem o funcionamento de um centro até 2017. “O Ceden - Centro de Educação Especial Naviraiense atende 130 alunos matriculados regularmente e que terão uma oportunidade de desenvolvimento psicomotor ainda melhor. O apoio do sindicato rural vai nos ajudar bastante na execução do projeto e agora buscamos espaço para funcionamento do centro”, observa.
O presidente do sindicato rural do município, Yoshihiro Hakamada, reforçou a participação da entidade no projeto liderado pela Apae, mas acredita que é viável e atenderá uma demanda expressiva de pessoas com problemas de mobilidade. “É um projeto interessante e que contribuirá com a qualidade de vida da população, então queremos contribuir de alguma forma. Apesar de não termos espaço no parque, podemos mobilizar animais que serão utilizados nas aulas”, esclarece.
Atualmente existem três centros de Equoterapia em funcionamento no estado e que contam com apoio do SENAR/MS: Aparecida do Taboado, Jardim e Rio Brilhante. Os sindicatos rurais interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Regional do SENAR em Campo Grande, no telefone (67) 3320-6900.
Assessoria de Comunicação do SENAR-MS
www.senarms.org.br