Centro de Treinamento é inaugurado com cursos em andamento
O espaço foi instalado em Campo Novo do Parecis e é uma parceria entre o SENAR-MT e a Associação Mato-grossense do Algodão (Ima/Ampa)
Com uma série de treinamentos programados e já em curso para até o fim deste ano, foi inaugurado, na sexta-feira (16.09), o Centro de Treinamento de Difusão Tecnológica de Campo Novo do Parecis, uma iniciativa da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e o Instituto e a Associação Mato-grossense do Algodão (Ima/Ampa). A solenidade de inauguração contou com a presença de representantes dos governos federal e estadual, outras autoridades e lideranças do setor do agronegócio do estado.
O presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Rui Prado, demonstrou-se emocionado com o acontecimento por se tratar de uma obra que o SENAR-MT já idealizava antes da iniciativa do Ima/Ampa e por ser um empreendimento instalado na cidade em que reside e produz há cerca de 20 anos.
"Essa parceria está mostrando que o caminho que queremos é o caminho de uma vida melhor a partir do aprendizado. Também estamos mostrando ao Brasil como se faz, como se trabalha, levando mais conhecimento ao produtor rural, aos trabalhadores do campo", comemorou. Prado ainda informou à diretoria da Ampa que o SENAR-MT quer ampliar o trabalho conjunto estendendo a parceria aos demais centros de treinamento de Sapezal, Campo Verde e Rondonópolis. A entidade já atua junto ao Ima/Ampa também no empreendimento de Sorriso desde 2015.
A unidade de Campo Novo, como a de Sorriso, é dotada de oficinas de mecânica, auditórios, área administrativa, alojamentos, galpões de máquinas agrícolas, além de refeitório. O espaço total construído é de 2,6 mil metros quadrados, numa área doada por um produtor da cidade de 30 hectares. As instalações atenderão interessados em capacitação dos municípios de Campo Novo, Diamantino, Brasnorte, Tangará da Serra e São José do Rio Claro.
No mês passado, cinquenta alunos já iniciaram a utilização do espaço com aulas do curso de Técnico Agrícola por meio da Rede e-Tec de ensino a distância, sob a gerência do SENAR-MT. Treinamentos e qualificações voltadas para mecanização e agricultura de precisão, dentre outros demandados pela região, já estão no cronograma deste ano da unidade.
No evento de inauguração, além da assinatura de convênio com os produtores de algodão para oferecimento de qualificação no novo espaço de Campo Novo, o presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT também assinou a parceria com a Inceris Desenvolvimento de Softwares e Processamento de Dados. A empresa disponibilizará a plataforma web inceres para capacitação dos treinamentos de agricultura de precisão.
O prefeito de Campo Novo do Parecis, Mauro Valter Berft, agradeceu pela escolha da cidade como sede do Centro de Treinamento. "Não tenho dúvida de que isso vá melhorar muito a vida em Campo Novo, pois o conhecimento torna o ser humano melhor e tudo que está a sua volta", comentou.
O presidente do Ima/Ampa, Gustavo Piccoli, também falou da emoção de estar inaugurando o Centro de Treinamento no dia em que a Associação completa 19 anos. "Esta é uma data extremamente importante, pois a Ampa faz aniversário. E o local também é muito relevante pra gente, pois foi em Campo Novo que iniciaram as primeiras pesquisas para o plantio de algodão em Mato Grosso", disse, celebrando a parceria com o SENAR-MT. "Entra com toda sua expertise na qualificação, capacitação e formação de pessoas".
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Tomczyk, lembrou que a tecnologia e o modelo de produção adotados em Mato Grosso faz inveja ao mundo. Parabenizou as entidades idealizadoras da iniciativa pela inauguração do espaço garantindo a parceria do governo do Estado.
O secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, destacou a atuação do órgão para atender as demandas do setor. "Temos aqui um horizonte muito promissor que, quando expande, chama ainda mais atenção, sobretudo do mercado internacional. Parabéns pela iniciativa".
Além da solenidade de inauguração, os convidados, cerca de 150 pessoas, também puderam visitar as instalações do Centro de Treinamento.
Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br