CNA Jovem proporciona experiências impactantes para os novos líderes do agro
Iniciativa do Sistema CNA/SENAR reúne 61 jovens em maratona de inovação em Brasília
Brasília (27/04/2019) – Com o tema inovação, o segundo encontro da etapa nacional do CNA Jovem, em Brasília, proporciona experiências impactantes para ajudar os jovens líderes do agro a buscarem soluções inovadoras para o agronegócio brasileiro.
Na sexta (26), os jovens foram levados até uma sala de jogos vivenciais, chamada Scape Room. No local, os jovens foram colocados em salas temáticas, onde tiveram que seguir pistas, interpretar códigos e decifrar enigmas para escapar das salas em até 60 minutos.
Para o engenheiro agrônomo, Rodrigo Silva, representante do Ceará, essa atividade serviu para ampliar a visão e mostrar a importância da resolutividade. “O líder tem que estar preparado para resolver qualquer questão, mesmo aquela que não esteja em sua alçada ou algo totalmente novo como o surgimento de uma nova praga na lavoura. O verdadeiro líder tem que estar preparado para todas as situações”, afirmou.
Para decifrar os enigmas e conseguir sair da sala a tempo, eles tiveram que colocar em prática características fundamentais de liderança, entre elas capacidade de trabalhar em grupo, a gestão do tempo, o equilíbrio emocional e a persuasão.
“A atividade realizada no Scape room foi especial porque vimos na prática a importância do trabalho em equipe e, ao mesmo tempo, observar os aspectos para lidar com personalidades diferentes das nossas para alcançar um objetivo maior. Isso vai influenciar no nosso resultado para a superação dos desafios do agronegócio”, disse a engenheira agrônoma Elaine Negrão, representante do Pará.
Enquanto um grupo decifrava os enigmas na sala temática, outro grupo participava da montagem de legos. Por meio da atividade lúdica, eles tinham que montar em uma maquete algumas soluções que acreditam ser importantes para o futuro do agro.
Na avaliação da engenheira ambiental e representante do Rio Grande do Sul, Paula Hofmeister, a atividade do lego foi muito criativa.
“Montamos uma escola que imaginamos ser uma ótima solução para integrar a cidade e o campo. A proposta é que crianças da cidade participem de atividades para saber como o alimento que consomem é produzido no meio rural. Na maquete da escola, colocamos toda a cadeia do agronegócio desde a produção do campo até o supermercado”, explicou.
Além dos jogos, a equipe do Senar também proporcionou aos jovens um passeio de balão para que eles tivessem uma experiência diferente vista de um ângulo incomum.
“ Um líder precisa ter uma visão ampliada das situações, literalmente, tirar o pé do chão. Como o objetivo do encontro é inovação para criação de ideias, estamos proporcionando experiências para que os 61 jovens tenham visões amplas dos desafios do agro e consiga gerar boas ideias”, explica a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Andréa Barbosa.
No sábado (27) e domingo (28), a programação do CNA Jovem segue com palestras sobre transformação digital e inovação no agronegócio, atuação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil na área internacional e oficinas de geração de ideias para a busca de soluções para os desafios que os jovens encontraram no primeiro encontro, no mês de março.
Para visualizar as fotos do primeiro dia do encontro, acesse: https://www.flickr.com/photos/ ...
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira e Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte