CNA recebe estudantes de intercâmbio dos EUA e Japão
O interesse dos jovens foi conhecer o trabalho do Sistema e o agronegócio brasileiro
Brasília (29/01/2019) – O Sistema CNA/Senar recebeu nesta terça (29), em Brasília, um grupo de estudantes das universidades de Tsukuba e Tóquio, no Japão, da Universidade Estadual de Ohio (EUA) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Os jovens vieram conhecer as ações e projetos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) voltados para o produtor rural.
“Eles ficaram muito interessados em comércio internacional e produção agrícola, mas o que mais chamou atenção foi o trabalho do Sistema. Tiraram muitas dúvidas sobre como funcionamos para termos uma agenda de trabalho que responda as expectativas e as necessidades do produtor rural brasileiro”, afirmou Thiago Masson, assessor técnico da Superintendência de Relações Internacionais da CNA, que acompanhou a visita.
Masson fez uma apresentação para os jovens sobre os projetos do Sistema.
O intercâmbio entre as universidades acontece há 20 anos e o roteiro é visitar as regiões produtoras do País e participar de algumas aulas sobre economia, agricultura e cultura brasileiras na própria Esalq.
Antes de chegar a Brasília, eles visitaram a região de Piracicaba, em São Paulo, onde fica a sede da escola de agricultura da USP, e depois seguiram para Goiás e Minas Gerais, onde visitaram propriedades rurais e empresas agrícolas de insumos, processamento, transporte e varejo.
“A ideia desse programa é mostrar o Brasil produtivo para que eles voltem para seus países com uma imagem positiva, porque isso pode beneficiar não só a agricultura brasileira, mas o País como um todo em termos de relações internacionais e oportunidade de novos negócios”, explicou o professor de Economia Agrícola da Esalq, Ricardo Shirota.
Professor destaca benefícios do intercâmbio para as relações comerciais do Brasil.
Para o estudante de Ohio, Todd Peterson, o Brasil é um País com produção sustentável e que respeita o meio ambiente. “Foi muito interessante conhecer como os agricultores brasileiros têm respeito ao meio ambiente e como eles estão cuidando das futuras gerações.”
Para o jovem, é importante existirem instituições como a CNA que desenvolvem ações para melhorar a vida do produtor rural.
Na visão de Tomoki Takahashi, da Universidade de Tsukuba, foi importante conhecer de perto a produção brasileira, que segundo ele, é de onde vem grande parte da carne de frango consumida no Japão.
“Foi uma ótima oportunidade para conhecer as questões relacionadas ao comércio internacional porque nós dependemos muito da importação.”
Estudante aponta relevância de conhecer o setor agropecuário brasileiro, responsável pela carne de frango que chega ao seu país.
Letícia Carvalho, estudante de Agronomia na Esalq, afirmou que o mais importante para ela é poder trocar experiências, além de praticar o inglês e fazer visitas às empresas agrícolas. “Com eles posso visitar empresas que na graduação não tenho possibilidade de conhecer, o que me dá acesso ao mercado de trabalho. É bem interessante.”
Thiago Masson ressaltou a importância do intercâmbio para troca de conhecimento. Segundo ele, a Universidade Estadual de Ohio é uma das referências em economia rural do mundo e os alunos vão poder propagar o trabalho da CNA e do Senar lá fora.
“Futuramente esses jovens estarão trabalhando no governo, organismos internacionais ou empresas privadas lá fora, por isso, esse é um canal muito importante para, desde já, promover a imagem positiva da agricultura brasileira, como os aspectos de sustentabilidade socioambientais.”
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte