Logo CNA

Curso ensina a produzir quitandas utilizando café
20161011153717 fileid quintandas turma interna 0 525350002015150610681

Nada melhor que tomar um café para iniciar o dia de trabalho. E que tal saborear com uma quitanda feita do grão?

13 de outubro 2016
Por Senar

Nada melhor que tomar um café para iniciar o dia de trabalho. E que tal saborear com uma quitanda feita tendo o grão como base? Moradoras de Silvianópolis participaram do curso de Beneficiamento de Grãos, Cereais e Afins – Café, com a instrutora Aline Pereira Martins e aprenderam como transformar o grão em delícias caseiras. O treinamento, que é oferecido pelo SENAR Minas ocorreu na Fazenda São Judas Tadeu.

Elas tiveram aulas teóricas e práticas e aprenderam como fabricar bolos, biscoitos, bolachas, licores, tortas e doces. No processo de aprendizagem, por exemplo, foi repassado como deve ser o ponto correto da torra para a produção de quitandas doces e salgadas.

O curso é de 24 horas / aula. Além das técnicas de transformação do café em quitandas, as alunas fizeram um resgate da história do grão, conheceram as espécies de café arábica e robusto por meio de suas características, aprenderam a identificar qualidade, defeitos, tamanho, teor de umidade, cor e uniformidade do café, como também armazenamento, moagem do grão e preparo do café para degustação.

Adriana Bernardo Diniz trabalha na Fazenda São Judas Tadeu como auxiliar. Ela, que foi uma das alunas do curso, diz que a intenção é aproveitar o produto da propriedade e diferenciar. “A Fazenda, que é certificada, trabalha com cafés especiais para exportação. A ideia é agregar valor ao nosso produto e também adquirir mais conhecimento”, conta. A fazenda já recebeu vários outros cursos do Senar: Recuperação e Proteção de Nascentes, Doenças e Pragas do Café, GPS e Planejamento de Cardápios.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas