Ex-aluno do SENAR investe na produção de vassouras feitas com pet
Eu vi nas vassouras uma oportunidade de negócio e, graças a Deus, tem dado certo.
Criatividade, reciclagem e empreendedorismo. Juntas, essas atitudes conservam o meio ambiente e ainda podem gerar renda. Em Itaguara, região metropolitana de Belo Horizonte, as garrafas pet estão fazendo sucesso nas mãos do morador Marcelino Márcio de Oliveira, de 32 anos. Há quase um mês ele começou a fabricar vassouras com o material reciclável. Marcelino, que é casado e pai de duas meninas, atualmente está desempregado.
Segundo o balconista, a ideia de confeccionar as vassouras veio após participação no curso de Materiais Recicláveis do SENAR Minas, que foi realizado na cidade com o instrutor Gildeon Santos Porto. “É um trabalho de reciclagem que estou iniciando e que nunca tinha trabalhado antes. Uma oportunidade que tive de buscar renda para manter a minha família, já que estou desempregado”.
Oportunidade de crescimento
No treinamento, Marcelino aprendeu a transformar os recicláveis em vários objetos. Mas o que chamou mesmo atenção dele foram as vassouras de pet. “Eu vi nas vassouras uma oportunidade de negócio e, graças a Deus, tem dado certo”, comenta.
Para fabricar as vassouras o artesão utiliza bambu chinês, filetador para desfiar as garrafas, hastes, bastidor e um forno para finalizar a confecção. Marcelino criou até um método próprio para facilitar a produção. Ele aperfeiçoou a técnica do forno e montou um que dá para produzir um número maior de vassouras. “Antes eu fazia de 4 a 5 formas a cada um a dois minutos, agora faço seis em um minuto”, explica.
Marcelino já vendeu mais de 20 vassouras recicláveis na zona rural de Itaguara, no valor de R$ 10,00 cada uma. A intenção é fabricar por mês cerca de 200 vassouras. “O produto é muito bom, bem acabado e resistente, eu garanto”.
O artesão diz que a população já está procurando pelas vassouras. Assim que conseguir ampliar mais o negócio, a ideia é fornecer também para os estabelecimentos comerciais da cidade. “Graças a Deus o meu trabalho tem sido muito elogiado. Agradeço muito ao Senar por tudo, principalmente pela qualidade dos cursos oferecidos”.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br