Família na Praça leva cultura, lazer e serviços de saúde para comunidade rural do Sul de Minas
As ações do programa do SENAR chegaram até os moradores da Comunidade Rural de Sobradinho, que fica em São Thomé das Letras
Foi um dia inteiro de atividades que envolveram oficinas de artesanato, corte de cabelo, exames de glicemia, oftalmológico de PSA (de próstata), aferição de pressão, serviços para o cidadão (emissão da carteira de trabalho e CPF), saúde bucal, palestra sobre Primeiros Socorros, jogos e brincadeiras interativas para as crianças, música e apresentações de peças culturais (marionetes e circense). No total foram feitos mais de 1400 atendimentos em todos os serviços e atividades oferecidas. Só do exame PSA, foram 73 atendimentos realizados. Foram distribuídos picolés, pipoca e algodão doce.
Nesta edição tanto os pais quanto as crianças aproveitaram a programação. Teve cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas e muitas outras brincadeiras. Liel Pires dos Santos mora no Sítio Canta Galo. Ele é artesão e não pensou duas vezes quando ficou sabendo do evento, “trouxe meus dois filhos para participar. Vivemos tão próximos e conhecemos todos daqui, mas o evento ajuda a unir mais as famílias”, conta.
A organização do Família da Praça contou também com o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Conceição do Rio Verde, Flávio Lúcio de Almeida Carneiro, com o apoio da Escola Estadual de Sobradinho e da prefeitura de São Thomé das Letras. “São Thomé das Letras é extensão de base do sindicato. E a comunidade é carente. Cerca de mil pessoas moram aqui. A ideia foi proporcionar um dia diferente, já que a maioria é trabalhador rural”.
O diretor da escola, Nivaldo Neves, e o vice-diretor, Higor Rodrigues Maciel, participaram do evento. Segundo eles, a escola trabalha com alunos entre 6 e 18 anos, e também oferece o EJA, Programa Brasil Alfabetizado, voltado para jovens, adultos e idosos. De acordo com os responsáveis pela instituição de ensino, o Senar Minas proporcionou um crescimento para a comunidade. E essa parceria vem de longa data.
O presidente do sindicato, Carlos Mota, o gerente regional do Senar em Lavras, Celso Vieira, e o coordenador da Promoção Social, José Belas Gonçalves, fizeram uma avaliação positiva do evento. “O propósito do programa é levar cultura, lazer e saúde para as comunidades; promover um dia de integração”, comentou Belas.
Neusa Maria Moreira, trabalhadora rural, e Isis Almeida, estudante de 16 anos, participaram de tudo. Isis aproveitou para tirar a carteira de trabalho; já Neusa fez um exame oftalmológico e descobriu que tem catarata - já está com o encaminhando para operar. Lourdes Maria da Costa mora na Fazenda Pico do Gavião. Ela, junto com a família, chegou cedo para aproveitar o domingo. “Eu fui roubada e tem anos que estou sem minha carteira de trabalho, hoje pude fazer outra”, comemora.
Como parte das atividades do dia foi feito o plantio de uma árvore da espécie Palmeira Real, no jardim da Unidade Básica de Saúde de Sobradinho.A prefeita de São Thomé das Letras, Marisa Maciel, e o vice-prefeito, Tomé Alvarenga, disseram que a ideia agora é analisar, junto ao SENAR Minas, a possibilidade de levar o programa para outras comunidades rurais do município. E teve até foto para levar de recordação:
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br