Feira do Empreendedor Rural fortalece setor produtivo em Santa Catarina
Um ambiente repleto de cores e sabores. Assim foram as Feiras do Empreendedor Rural desenvolvidas nos municípios de Campo Belo do Sul e Palmeira, região do planalto serrano catarinense. A ocasião possibilitou a degustação de produtos e a aproximação dos alunos do Programa Empreendedor Rural com os clientes. A iniciativa teve o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais de Campo Belo do Sul e Palmeira.
De acordo com a supervisora do Senar/SC na região do planalto serrano, Stephanye Fanton, a feira faz parte do módulo “Estratégia de Comercialização” do PER. “Os participantes planejam e executam a feira com base nos custos levantados sobre os produtos que são de suas propriedades”, explicou.
Segundo a supervisora, a feira superou as expectativas de todo o grupo. “É um espaço em que eles puderam demonstrar o que produzem e aproximar-se da comunidade comercializando seus produtos”, complementou.
O casal Zailma Varela da Silva Borges, de 32 anos, e José Valdeci Borges, de 41 anos, é produtor de morango no município de Cerro Negro, participou do PER e expôs a produção durante a feira. “Foi uma experiência única. Os conhecimentos que adquirimos serão levados para a vida inteira. Não existem palavras que possam expressar a nossa gratidão por tudo que aprendemos e melhoramos no decorrer do programa”, afirmou a produtora.
Segundo Zailma, a turma pensa em dar continuidade a feira. “Percebemos que há espaço para nós. A intenção é criar um espaço para a comercialização dos nossos produtos uma vez por semana”, avaliou.
A coordenadora do PER em Santa Catarina, Nayanna Setubal Bittencourt, destacou que o programa tem como objetivo estimular o empreendedorismo em homens e mulheres do meio rural, incentivando o debate e a formação de lideranças. “A iniciativa ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os empreendedores utilizem destes conhecimentos e administrem suas propriedades com eficiência”.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressaltou a importância do programa para o fortalecimento do setor produtivo no campo. “O produtor passa a visualizar a sua propriedade como uma empresa rural e a gerenciá-la como tal”.
PER
O Programa Empreendedor Rural (PER) objetiva desenvolver competências empreendedoras e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio. A iniciativa é totalmente gratuita. São 136 horas de aulas teóricas e práticas. Para participar é necessário ser maior de 18 anos, ter o ensino fundamental completo, ser produtor rural ou pertencer à família do campo e estar disposto a desenvolver um espírito empreendedor.
Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br