Mais de 150 produtores são capacitados no Projeto ABC Cerrado no Norte de Minas
O objetivo foi estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade na atividade rural com o uso de tecnologia
Iniciado em julho no estado de Minas Gerais, oferecido primeiro no Norte de Minas, nos municípios de Montes Claros, Icaraí de Minas, Brasília de Minas, Bocaiuva, Lontra e Ubaí, o Projeto ABC Cerrado - com ênfase em Recuperação de Pastagens Degradadas - encerrou suas atividades no último mês de novembro na região.
O projeto ABC Cerrado, iniciativa do SENAR Brasil, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Mundial, capacitou aproximadamente 150 produtores de gado de leite e de corte. O objetivo foi estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade na atividade rural com o uso de tecnologia. O ABC atende quatro processos tecnológicos: Integração Lavoura, Pecuária e Floresta; Sistema de Plantio Direto; Florestas Plantadas e Recuperação de Pastagens Degradadas.
Localmente, o projeto é coordenado e executado pelo SENAR Minas. A etapa de orientações ficou a cargo dos agrônomos Eugênio José Silveira, Luiz Carlos Dias e João Renato Lopes, e a assistência nas propriedades com o engenheiro florestal Ricardo Tuller, o zootecnista Guilherme Barbosa e o técnico agropecuário Edvaldo Neto. Participaram produtores de vários municípios, entre eles Coração de Jesus, São João da Lagoa, São João da Ponte, Francisco Sá, Claro dos Poções, Luizlândia, Japonvar e Varzelândia, além dos participantes dos municípios sede, que prometem trabalhar como multiplicadores das técnicas em suas localidades.
Em Ubaí, onde 23 produtores participaram da capacitação, a expectativa agora é ter a liberação de recursos para que as tecnologias aprendidas sejam colocadas em prática, como conta Ancelmo Freitas Andrade. Ele acredita que a melhoria nas condições das pastagens da região com a aplicação das tecnologias de recuperação vai mudar o panorama da região, pois as condições atuais dos pastos atualmente são críticas, em função das péssimas condições climáticas dos últimos cinco anos. “Até o sorgo, que se adapta bem ao clima seco da região, não produziu bem”, explicou.
Para o instrutor João Renato Lopes, a visão dos produtores que frequentaram a capacitação do Projeto ABC Cerrado mudou. “Passaram a conhecer técnicas que, além de ajudá-los a produzir melhor, vão conservar o meio ambiente através da aplicação das tecnologias de baixa emissão de carbono. Senti que os produtores se conscientizaram de que só com o uso de tecnologias as pastagens do Norte de Minas poderão ser recuperadas”.
Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br