Logo CNA

Mais de 150 produtores são capacitados no Projeto ABC Cerrado no Norte de Minas
Abccerradoweb 0 06062600 1515061041

O objetivo foi estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade na atividade rural com o uso de tecnologia

7 de dezembro 2016
Por Senar

Iniciado em julho no estado de Minas Gerais, oferecido primeiro no Norte de Minas, nos municípios de Montes Claros, Icaraí de Minas, Brasília de Minas, Bocaiuva, Lontra e Ubaí, o Projeto ABC Cerrado - com ênfase em Recuperação de Pastagens Degradadas - encerrou suas atividades no último mês de novembro na região.

O projeto ABC Cerrado, iniciativa do SENAR Brasil, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Banco Mundial, capacitou aproximadamente 150 produtores de gado de leite e de corte. O objetivo foi estimular a sustentabilidade ambiental aliada à produtividade na atividade rural com o uso de tecnologia. O ABC atende quatro processos tecnológicos: Integração Lavoura, Pecuária e Floresta; Sistema de Plantio Direto; Florestas Plantadas e Recuperação de Pastagens Degradadas.

Localmente, o projeto é coordenado e executado pelo SENAR Minas. A etapa de orientações ficou a cargo dos agrônomos Eugênio José Silveira, Luiz Carlos Dias e João Renato Lopes, e a assistência nas propriedades com o engenheiro florestal Ricardo Tuller, o zootecnista Guilherme Barbosa e o técnico agropecuário Edvaldo Neto. Participaram produtores de vários municípios, entre eles Coração de Jesus, São João da Lagoa, São João da Ponte, Francisco Sá, Claro dos Poções, Luizlândia, Japonvar e Varzelândia, além dos participantes dos municípios sede, que prometem trabalhar como multiplicadores das técnicas em suas localidades.

Em Ubaí, onde 23 produtores participaram da capacitação, a expectativa agora é ter a liberação de recursos para que as tecnologias aprendidas sejam colocadas em prática, como conta Ancelmo Freitas Andrade. Ele acredita que a melhoria nas condições das pastagens da região com a aplicação das tecnologias de recuperação vai mudar o panorama da região, pois as condições atuais dos pastos atualmente são críticas, em função das péssimas condições climáticas dos últimos cinco anos. “Até o sorgo, que se adapta bem ao clima seco da região, não produziu bem”, explicou.

Para o instrutor João Renato Lopes, a visão dos produtores que frequentaram a capacitação do Projeto ABC Cerrado mudou. “Passaram a conhecer técnicas que, além de ajudá-los a produzir melhor, vão conservar o meio ambiente através da aplicação das tecnologias de baixa emissão de carbono. Senti que os produtores se conscientizaram de que só com o uso de tecnologias as pastagens do Norte de Minas poderão ser recuperadas”.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br