Logo CNA

No Amazonas, finalistas do CNA Jovem visitam a sede do Sistema FAEA/SENAR
Cnajovem2 0 22261600 1515061041

O programa contou com 79 jovens de todo o Brasil, que construíram projetos para propor soluções para os desafios da agropecuária

7 de dezembro 2016
Por Senar

O presidente do Sistema FAEA/SENAR-AM, Muni Lourenço, se reuniu nesta semana com os três amazonenses que chegaram à final da etapa nacional do programa CNA Jovem 2016 – Liderando o agro. O programa contou com 79 jovens de todo o Brasil, que construíram projetos para propor soluções para os desafios da agropecuária brasileira.

O tecnólogo de pesca Jean Mendes, o engenheiro agrônomo, Rodrigo Guimarães e o Administrador Breno Penha representaram o Amazonas, após serem selecionados entre 11 participantes na etapa estadual, em julho deste ano, na sede da Federação. Eles foram escolhidos por uma comissão que avaliou os projetos de 11 candidatos.

Na reunião,o presidente, Muni Lourenço, a superintendente do SENAR AR-AM, Jeyn’s Alves e o assessor da presidência, Marcos Pinheiro, parabenizaram os jovens representantes por sua participação e atuação durante todo o programa.

“Agradecemos muito a destacada participação de nossos representantes estaduais na etapa nacional, levando de forma exemplar o nome de nosso querido Estado e do Sistema FAEA/SENAR nesse Programa que é hoje é prioridade nacional para a formação da juventude rural”, destacou Muni Lourenço.

Tanto o presidente, quanto a superintendente, Jeyn’s Alves, ressaltaram o interesse do sistema em aproveitar os projetos apresentados no programa e dar continuidade a parceria com os jovens líderes. “Cada etapa, foi um aprendizado que vocês tiveram e um desafio vencido. O que desejamos é que a ‘chama não se apague’ e que possamos continuar trabalhando juntos. A força do jovem no agro é muito importante para o Sistema e todo o setor”, destacou a superintendente.

Além de falar sobre a experiência no programa, os jovens apresentaram ideias de projetos de inovação que podem contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor agro do Estado. “Com as ideias amadurecidas podemos trazer fortalecimento e envolver mais os jovens nesse segmento que tem um grande potencial a ser desenvolvido no Estado”, avaliou um dos participantes, Jean Mendes.

Depois de serem selecionados entre onze participantes seguindo os critérios metodológicos do Programa, repassados ao gestor do programa e instrutores multiplicadores em treinamento realizado em Brasília, os participantes seguiram para uma rotina de encontros em Brasília. Lá eles puderam desenvolver seu potencial em empreendedorismo e liderança, bem como aprimorar propostas para o agronegócio de seus municípios e Estado.

“Para mim foi uma experiência única e gratificante porque além de apresentarmos as particularidades do Estado e representar nossos produtores rurais, eu pude representar meu município (Boa Vista do Ramos), mostrar as potencialidades e os planos que podem ser traçados”, comentou o tecnólogo de pesca e instrutor do SENAR-AM, Jean Mendes.

“Apesar de não termos ficado entre os premiados, nos sentimos bem representados pelos nossos amigos do Norte – Roraima e Rondônia – que venceram. Para nós é importante ver uma região como a nossa, que ainda não tem muita tradição no setor agropecuário se destacar em termos de liderança”, ressaltou Rodrigo.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEA/SENAR-AM
www.senar-am.org.br