O agro gera arte em Delfinópolis
SENAR Minas capacita novos artesãos em Fibras Naturais
Novos artesãos de Delfinópolis participaram do curso Artesanato de Fibras Naturais (Flexíveis) / Objetos Utilitários e Decorativos promovido pelo SENAR Minas. O curso reuniu 12 pessoas interessadas na produção artesanal utilizando a fibra da bananeira. Delfinópolis é hoje o quarto maior produtor da fruta no estado de Minas Gerais e tem esta matéria prima em abundância.
Com área de plantio da banana em expansão, uma das demandas dos produtores recaiu sobre o aproveitamento da fibra em peças artesanais. Os artesãos também utilizaram a palha do milho e a taboa para agregar valor às peças. Segundo o instrutor João da Mata, o município tem matéria prima de qualidade e não sabe aproveitá-la. Além do trabalho a ser desenvolvido, os produtores podem comercializar esse material para o mercado. Ele cita como exemplo que de um pé de bananeira pode se tirar a fibra, rendas e tecidos que são trabalhados em várias formas de artesanato.
Durante a semana do curso, ele trabalhou diversas peças utilizando as fibras e discutiu questões sobre o associativismo e empreendedorismo. Para a participante Eunice Garcia dos Santos Rodrigues, o treinamento mostrou um caminho diferente para Delfinópolis. Ela, por exemplo, tem interesse em trabalhar com jovens e idosos através de uma associação. “Eu tenho participado dos cursos do SENAR. O nosso município é carente e vi no artesanato uma forma de trabalhar para atender o turista. Queremos criar uma associação para buscar recursos e gerar novas oportunidades”.
Durante o resgate cultural trabalhado nas atividades, os alunos relembraram as peças em esteira, muito utilizadas na região, e produziram em nova leitura porta-retratos e jogos americanos. Outras peças trabalhadas seriam utilizadas para a armazenagem da produção de doces em potes decorados e cachepots.
João da Mata ressaltou que, embora em muitos locais se questione sobre onde comercializar as peças e que as pessoas no próprio município não valorizam o artesanato, ele enfatiza que, com o material disponível, eles podem produzir tranquilamente no município e vender para o mundo através da internet.
Turismo
Delfinópolis é banhado pelas águas da Represa Mascarenha de Morais e atrai turistas de todo país. Integra o circuito turístico Nascentes das Gerais e tem como principal atração o Complexo do Claro, um conjunto de cachoeiras localizadas próximas ao centro da cidade.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br