Logo CNA

Oficinas sobre GTA eletrônica capacitam 107 pessoas na região Oeste de Mato Grosso
Gta 1 0 568357002015150611221

SENAR-MT atendeu os municípios de Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D'Oeste, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rio Branco e Araputanga

27 de julho 2016
Por Senar

A primeira rodada de oficinas sobre emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) eletrônica, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), capacitou 107 pessoas em sete municípios da região Oeste do estado.

Os eventos foram realizados em Porto Estrela, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D´Oeste, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rio Branco e Araputanga. Além das oficinas, a programação da rodada contou também com uma palestra em que representantes do Sistema Famato/Senar e do Indea abordaram o panorama da pecuária de corte no Estado.

A oficina foi formatada pelo SENAR-MT com o objetivo de capacitar os pecuaristas e técnicos que trabalham no setor para usufruir desta facilidade. Desde 2015 os pecuaristas de Mato Grosso têm a opção de emitir a GTA com destino abate via internet, pelo “Módulo do Produtor”, no sistema do Indea. Entretanto, no ano passado, apenas 30% das GTAs para abate foram emitidas eletronicamente.

Na oficina, com duração de quatro horas, os participantes aprenderam o passo a passo para a emissão do documento, que leva em média cinco minutos, além de também emitir as taxas de pagamento obrigatório, como DAR, Fethab, Fabov e Fesa e acompanhar a movimentação do rebanho.

Segundo a analista de Projetos Técnicos do SENAR-MT, Mariana Licursi, o resultado das primeiras oficinas foi bastante positivo. "É uma oficina nova, formatada neste ano pela instituição e que vem ao encontro de uma demanda antiga dos pecuaristas".

O analista de Pecuária da Famato, Marcos de Carvalho, explica que muitos produtores ainda não conhecem esta possibilidade. "Nosso foco era estimular os produtores a utilizar este mecanismo, que é simples e pode facilitar este processo, já que ele não precisa ir até uma unidade do Indea".

Carlos Mota é contador em Cáceres e resolveu participar da oficina para aprender a emitir a GTA eletrônica. "Temos alguns clientes que moram afastados da cidade e por isso, temos procuração para emitir o GTA para eles. Com esta possibilidade eletrônica, facilitará ainda mais nosso trabalho".

Os Sindicatos Rurais interessados em realizar a oficina sobre emissão de GTA eletrônica devem demanda-la junto ao SENAR-MT.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.senarmt.org.br