Para CNA, Assistência Técnica no campo promove ascensão social e econômica
Brasília (07/07/2016) - O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), João Martins, defendeu a ampliação da assistência técnica no campo para promover a ascensão social e econômica de pequenos e médios produtores. O tema foi abordado, nesta quinta-feira (07/07), em encontro com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS), Caio Rocha, na sede da entidade, em Brasília. Para o presidente da CNA, é a única maneira de o produtor mudar de patamar.
No encontro, eles discutiram parcerias para levar qualificação aos produtores, principalmente em regiões mais pobres, para que saiam da condição de subsistência. Hoje, o SENAR desenvolve o programa de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia para auxiliar produtores que não têm acesso a estes mecanismos de extensão rural e novas tecnologias, a partir de visitas periódicas de técnicos e instrutores. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE, quase 80% das propriedades rurais não recebem este suporte.
Para o secretário Caio Rocha, ninguém quer ficar extremamente dependente, em situação de pobreza. Segundo ele, é necessário mecanismos para que os produtores rurais sejam empreendedores, em condições de obter renda. Neste contexto, Martins falou sobre o projeto Negócio Certo Rural , outra ação desenvolvida pelo SENAR, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que orienta pequenos produtores a aprimorar a gestão de negócios em suas fazendas.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte