Presidente da CNA recebe embaixador do México no Brasil
Brasília (05/10/2017) - O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu nesta quarta-feira (04), na sede do Sistema CNA/SENAR, o embaixador do México no Brasil, Salvador Arriola.
A visita foi mais uma etapa da aproximação promovida pela CNA entre os dois países. Em setembro, o Vice-Presidente Executivo da CNA, Roberto Simões, e a Superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra, visitaram o México para uma série de reuniões com foco na ampliação do Acordo de Complementação Econômica entre Brasil e México.
Durante a visita desta quarta-feira, o embaixador demonstrou interesse em assinar um acordo de cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para levar a expertise da entidade aos produtores mexicanos.
“Queremos conhecer profundamente o funcionamento do SENAR porque os produtores mexicanos precisam de um trabalho como o que vocês fazem. Precisamos desse modelo do SENAR que é tão efetivo em transformar pesquisa em conhecimento para o produtor rural,” afirmou Arriola.
O presidente da CNA, João Martins, destacou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR como uma oportunidade de mostrar esse trabalho aos produtores mexicanos.
“A assistência técnica é muito importante para o produtor rural e sem ela as coisas não andam. Recentemente assinamos um Termo de Cooperação com a ABC (Associação Brasileira de Cooperação) para levar a ATeG para a África e podemos fazer o mesmo com o México. Vai ser uma troca importante porque vocês têm muito conhecimento na produção de palma para alimentação humana, por exemplo, que aqui produzimos apenas para alimentação animal.”
A ideia é que o convênio proposto seja assinado em novembro durante a visita do ministro das Relações Exteriores mexicano ao Brasil. O embaixador Salvador Arriola frisou que irá levantar com as instituições do seu país os termos do acordo.
“Podemos pensar em assinar esse acordo com a CNA mexicana para sermos mais efetivos na execução do convênio. E o primeiro treinamento pode ser feito aqui no Brasil, porque podemos realizar visitas a campo e a Bahia seria o local ideal com toda a produção que o estado possui”, sugeriu o Diretor Geral do SENAR, Daniel Carrara, que também participou da reunião.
Além do convênio, a reunião tratou ainda de um evento conjunto no ano que vem. “Esse diálogo será importante para aproximar o setor privado dos dois países, contribuir para um acordo comercial e levar a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR para os produtores mexicanos”, observou a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.
Assessoria de Comunicação do Sistema CNA/SENAR/ICNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte