Produtores rurais alagoanos estão convidados para palestra sobre escassez de chuvas nos próximos anos
Maceió / Alagoas (25/11/2016) - Após ter previstos uma escassez de chuvas nos próximos anos, o meteorologista Luiz Carlos Molion fará uma nova palestra, no dia 28 de novembro, a partir das 9h, no auditório da FAEAL, no bairro de Jaraguá, em Maceió.
O encontro é promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura e que conta com a parceria da Federação de Agricultura e Pecuária no Estado da Alagoas - FAEAL. Estão convidados todos os produtores rurais alagoanos.
Em palestras realizadas nos últimos meses, o meteorologista alertou que, desde 2011, Alagoas vem registrando índices pluviométricos abaixo do normal, sofrendo em 2015 e 2016 os efeitos do “El niño” , que é o aquecimento das águas do oceano pacífico, mudando a circulação atmosférica e provocando seca no Nordeste e excesso de água no sul.
Segundo ele, a partir de estudos técnicos de variações climáticas, Molion prevê que os índices pluviométricos até 2017 deverão se manter abaixo da média histórica. Mas, nos anos de 2018 e 2019 a situação deve melhorar sendo períodos bastante chuvosos.
Molion é pós-doutor em meteorologia pela Universidade de Wisconsin (EUA); representante a América Latina na Organização Meteorológica Mundial e integrante do Instituto de Estudos Avançados de Berlim.
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas - FAEAL
http://www.faeal.org.br/