Programa Gestão com Qualidade em Campo coleta bons frutos em Vazante
Participantes contam como o programa mudou a rotina deles nas propriedades rurais
“Para o aprendizado não há idade, e para o conhecimento não há limite”. Essas são palavras de Hamilton Alves Pacheco, de 75 anos. Ele ingressou na pecuária leiteira há mais de 20 anos, só que, de um tempo para cá, depois que participou do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC), do SENAR Minas, passou a exercer a atividade com outros olhos. “O GQC foi tudo na minha vida, a faculdade que nunca pude fazer. Hoje tenho metas para alcançar, e planejamento da atividade. Quero, cada vez mais, aumentar produtividade e renda”, conta, empolgado.
Desde 2015, mais de 40 produtores rurais de Vazante, no noroeste do estado, já participaram do GQC, através da parceria do SENAR com a Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante (ADVAZ). O programa tem duração de três meses, em que os participantes aprendem como elevar as fazendas a “empresas rurais”.
“Ensinamos os participantes a fazer boa gestão das empresas rurais, através de diagnósticos, definições de negócio, planejamento, organização e controle das atividades. Queremos que eles tenham qualidade total no que desempenham. Além disso, o GQC incentiva a permanência do produtor rural na atividade, pois ele só continuará se atingir bons resultados, e o curso mostra o caminho para isso”, detalha o médico veterinário e instrutor do GQC, Bernardo Barros.
“Eu pude perceber, pessoalmente, não só a empolgação, mas o compromisso dos produtores rurais que participaram do GQC, visando uma real transformação nas fazendas. O mais importante é que eles vão estar, de fato, produzindo no meio rural, porque estão visualizando, de verdade, novas oportunidades de negócios para obter mais renda e mais qualidade de vida”, destaca o presidente da ADVAZ, Marcos Antônio Luiz.
José Limiro da Silva nasceu e vive até hoje na fazenda. Ainda criança, já ajudava o pai nas atividades rurais. Empreendedor nato, ele resolveu investir na pecuária leiteira, à medida que foi adquirindo experiência. Comprou algumas vaquinhas holandesas, estruturou a fazenda, e atualmente comercializa aproximadamente 300 litros de leite por dia. Após o GQC, José Limiro está cheio de novas ideias. “Queria ter feito esse curso uns 20 anos atrás. Há pouco tempo eu estava pensando em desistir da fazenda, não estava tendo lucro, não via resultados, estava fazendo errado. Hoje aprendi a fazer planejamento, sei onde tenho que investir e daqui a um ou dois anos quero estar produzindo o dobro de leite”, revela.
“A ADVAZ vem fazendo um trabalho diferenciado na região quando se trata do programa GQC e os resultados têm sido efetivos, com a melhoria na gestão das propriedades rurais e nos desempenhos de produção”, conclui o gerente regional do Senar Minas em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br