Programa Jovem Aprendiz Cotista cria oportunidades de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho
SENAR/SC desenvolve programa há 11 anos
O Programa Jovem Aprendiz Cotista visa atender a Lei da Aprendizagem, n.º 10.097/00, regulamentada pelo decreto n.º 5.598/05, que prevê que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar, com carteira assinada, adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, de acordo com o percentual exigido por lei (art.429 da CLT). A contratação é feita por meio de um curso de qualificação profissional em que adolescentes e jovens têm aulas teóricas, de responsabilidade da instituição qualificadora, que em Santa Catarina é oferecida pelo SENAR/SC, e prática profissional, de responsabilidade das empresas empregadoras.
Com isso são oferecidas oportunidades de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho a diversos adolescentes e jovens, integrando os três pilares do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional, com atividades compatíveis ao desenvolvimento físico, moral e psicológico. Por meio de uma ação colaborativa, o curso poderá também realizar o papel social de contribuir para a erradicação de situações irregulares de trabalho desta faixa etária, quando as empresas dão preferência para contratação de adolescentes e jovens que se encontram em situação de trabalho proibido.
O Sistema FAESC/SENAR oferta, em parceria com os Sindicatos Rurais, os cursos de Aprendizagem Rural – Auxiliar Administrativo e Financeiro, com carga horária de 960 horas e o curso de Aprendizagem Rural – Supervisor Agrícola, com carga horária de 800 horas, com duração máxima de dois anos, ambos divididos em 21 módulos, sendo 50% teoria e 50% prática profissional, sendo as turmas formadas mediante demanda suficiente de empresas rurais contribuintes, para que se torne viável a execução da turma.
O SENAR-AR/SC oferta o curso desde o ano de 2006, sendo que já passaram pelo programa 747 jovens aprendizes. Atualmente, o SENAR-AR/SC possui 07 turmas em andamento, sendo 03 no município de São Joaquim, 02 em Fraiburgo, 01 em Lages e 01 em Xanxerê, com 167 aprendizes atendidos.
Assessoria de Comunicação do SENAR/SC
www.senar.com.br