SENAR leva debate sobre ensino híbrido ao 23º Congresso Internacional de Educação a Distância
Assessoras técnicas apresentaram desafios e oportunidades na execução de um curso técnico de nível médio híbrido para o meio rural
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) participa esta semana em Foz do Iguaçu (PR) do 23º Congresso Internacional de Educação a Distância promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Além da apresentação de artigos científicos, as assessoras técnicas da entidade estão em contato com entidades de educação nacionais e internacionais e participam do debate sobre
Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação
, tema central da edição deste ano no evento.
“Nosso artigo
Formação Profissional Técnica: Desafios e oportunidades na execução de um curso híbrido para o meio rural
foi bem recebido porque o assunto conversa com o tema central do Congresso deste ano, que são as metodologias ativas de ensino, onde o aluno é protagonista do processo de aprendizagem e o professor tutor atua como mediador desta relação”, explica Marina Vianna, assessora técnica do DIC – Departamento de Inovação e Conhecimento.
O artigo se refere à elaboração do curso Técnico em Agronegócio, capacitação de nível médio técnico que o SENAR oferta de forma semipresencial, com carga horária 1230 horas/aula. “Apresentamos o artigo em uma sala de discussão onde pudemos compartilhar a construção proposta pedagógica do curso, explicar como funciona nosso modelo híbrido e como o SENAR está executando o curso de modo a atender as necessidades educacionais do nosso público rural.”, revela a coordenadora de Educação Formal do Departamento de Inovação e Conhecimento (DIC) do SENAR, Maria Cristina Ferreira.
Nesta terça, a equipe do SENAR acompanha um fórum do Ministério da Educação sobre ensino médio técnico a distância e amanhã, a coordenadora de Educação Formal do SENAR irá compor uma mesa redonda sobre metodologias ativas. “Com a troca de experiências com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, percebemos como o SENAR está conectado com as tendências mundiais de educação a distância”, comemoram as técnicas do DIC.
Seminário EaD
Em novembro, o SENAR vai promover o 2º Seminário de Educação a Distância da entidade e a participação do grupo no Congresso da ABED contribui para agregar mais conhecimento para o evento, adianta Maria Cristina. “É uma gama de conhecimento e oportunidades que estamos tendo acesso no Congresso. Com certeza essas informações vão nos ajudar na realização do seminário e a deixar a educação a distância do SENAR ainda melhor.”
Além das duas técnicas do Departamento de Inovação e Conhecimento, participam do Congresso a chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Andréa Barbosa, a coordenadora da Área de Formação Inicial e Continuada, Fabiana Rezende, a gestora da EaD SENAR, Larissa Arêa, uma equipe da Faculdade CNA e representantes das Administrações Regionais do SENAR de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Larissa Arêa e Fabiana Rezende também apresentam artigo sobre a experiência do SENAR no mundo da educação a distância. Com o título
Avaliação de satisfação de cursos a distância para o meio rural: oferta de curso FIC Pronatec Agro
, o artigo trata dos resultados das avaliações de satisfação dos alunos do curso de Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção – Bovinocultura de Leite a distância dos estados de Mato Grosso do Sul e Santa Catarina no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com foco na contribuição dos alunos para melhoria da educação profissional. A apresentação está programada para esta quarta-feira (20).
O Congresso Internacional da ABED vai até a próxima quinta-feira (21) com transmissão ao vivo pelo canal do evento no Youtube: https://www.youtube.com/user/marketingabed
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128
www.senar.org.br
www.facebook.com/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil