SENAR/MS forma primeira turma de Jovens Aprendizes Rurais em Dourados

Grupo formado por estudantes do ensino médio foi capacitado para atuar como mecânicos de tratores agrícolas

Por Senar 18 de novembro 2016
Compartilhe:
Senar ms 10 0 524874002015150610531

O programa SENAR Jovem Aprendiz Rural/MS concluiu, em Dourados, a primeira turma de Mecânicos de Manutenção de Tratores Agrícolas. Implantado em setembro de 2015, a iniciativa desenvolvida com apoio do sindicato rural do município atende a demanda por mão-de-obra capacitada solicitada pelo setor agroindustrial contribuindo para a formação humana do público jovem e o desenvolvimento socioeconômico regional.

De acordo com o presidente do sindicato, Lúcio Damalia, o curso, encerrado no dia 11 de novembro, colabora com a preparação de jovens para o mercado de trabalho, atendendo uma demanda profissional que aumenta a cada dia na região. “Com a tecnificação do setor agropecuário cresce a procura por trabalhadores que estejam aptos a exercer funções específicas e o Jovem Aprendiz Rural foi pioneiro, neste sentido. Nossa diretoria entendeu a importância e abriu as portas para atender esta iniciativa que pode colaborar no desenvolvimento de todo o estado de Mato Grosso do Sul”, pontua.

A diretora-secretária do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e coordenadora educacional do SENAR/MS, Terezinha Cândido de Souza, lembra que a qualificação atende a necessidade dos principais envolvidos, as empresas e o público que busca uma oportunidade. “Uma das principais dificuldades que os jovens encontram quando vão procurar emprego é responder a pergunta: ‘você tem experiência? ’. O programa atende esta lacuna por possibilitar que o aluno tenha oportunidade de acompanhar o cotidiano operacional, assim como a gestão praticada no local”, argumenta.

Objetivos alcançados – Para o formando, Tiago de Oliveira, de 18 anos, participar do Jovem Aprendiz Rural foi muito proveitoso e apresentou uma série de possibilidades para que pudesse se desenvolver profissionalmente. “Esta capacitação abriu minha mente, pois aprendi muito e fiz boas amizades, tanto com os professores quanto na usina que realizamos o estágio. Encerro esse ciclo já pensando em novas qualificações e pretendo me inscrever no processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio do SENAR/MS”, revela.

O coordenador técnico do Sindicato Rural de Dourados, Carlos Flores destaca o comprometimento dos alunos que tiveram um aproveitamento tão eficiente que chamou atenção de outras empresas interessadas em aderir ao Jovem Aprendiz Rural. “Os formandos tiveram um desempenho excelente desde o início do curso, por isso, posso afirmar que nos sentimos gratificados em fazer parte do trabalho. A dedicação e os esforços de todos os envolvidos despertaram o interesse de outras empresas no setor de mecânica agrícola, por isso, esperamos ter boas notícias para 2017”, observa.

Segundo a Procuradora do Trabalho e representante do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, na região de Dourados, Cândice Arosio, o Senar/MS respondeu ao principal entrave apontado pelas empresas que têm condições de aderir ao projeto Jovem Aprendiz. “Com frequência atendemos representantes de empresas que desejam cumprir a cota de contratação de aprendizes, porém, os empregadores esbarram na falta de conhecimento e formação profissional. Observamos que o SENAR/MS iniciou um trabalho que pode ser replicado para outros segmentos e localidades do Estado, suprindo esta carência de mão de obra”, reforça.

O produtor familiar, Claudio Lange, participou da cerimônia de formatura da filha, Thalita, e reforça que iniciativas como esta oferecida pelo SENAR/MS fortalecem o setor agropecuário, demonstrando aos jovens as oportunidades que podem encontrar trabalhando no meio rural. “Sempre trabalhei no campo e minhas duas filhas vivenciaram como é a luta de quem tira o sustento da terra. Fico satisfeito em testemunhar jovens que estão encontrando alternativas de buscar uma profissão e permanecer próximos as suas famílias e foi isso que verifiquei aqui, a integração do campo e da cidade. Acredito que o programa pode ajudar muito mais pessoas e espero que seja ampliado para outros municípios”, pontua.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
www.famasul.com.br