SENAR-RS prorroga as inscrições para a 14ª edição do Programa Agrinho
Escolas cadastradas podem enviar trabalhos até dia 18/11
As inscrições de trabalhos para a 14ª edição do Programa Agrinho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS), foram prorrogadas para 18 de novembro. As escolas da rede pública cadastradas na iniciativa podem realizar o envio de suas produções através de postagem para a sede da instituição em Porto Alegre. A expectativa é que 7,5 mil trabalhos sejam inscritos nas 11 categorias disponíveis.
O tema do programa deste ano é a saúde. Ferramenta principal de contato com seu público, a Revista Agrinho será distribuída até o dia 20 de outubro. Através de uma linguagem clara e educativa, o material aborda as origens do alimento e as práticas de alimentação saudável, além do plantio e do cultivo de hortaliças. Desta forma, a revista busca promover e valorizar o trabalho do produtor rural entre as crianças. Todo o conteúdo foi desenvolvido por uma equipe pedagógica e atua sob uma das premissas do SENAR-RS de reconhecer a atividade no campo.
Outros pontos abordados pelo personagem Agrinho e seus companheiros - composta também por sua irmã Aninha e o irmão Nando, novo integrante da turma - são questões de higiene pessoal, doenças infecciosas e zoonoses comuns nas áreas rurais e prática de exercícios físicos. Todas estas questões são trabalhadas através de atividades lúdicas e didáticas. Além disso, por meio de uma história em quadrinhos, os personagens passam por aventuras que ensinam o manejo correto de sementes, cultivo de uma horta urbana e cuidados com o meio ambiente.
Sobre o Programa Agrinho
Dirigido a crianças e adolescentes do meio rural, o Programa Agrinho visa desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria da qualidade de vida através da educação. Na edição de 2015, cerca de 3 mil escolas públicas e 340 municípios desenvolveram seus trabalhos para o Programa.
Assessoria de Comunicação do SENAR-RS
www.senar-rs.com.br