SENAR Tocantins capacita instrutores para atuarem com agricultura de precisão
Profissionais vão atender produtores de todo o estado
Com um mercado cada vez mais exigente e com a entrada definitiva da tecnologia no campo, uma das áreas que mais sofre com a falta de mão de obra qualificada é a de máquinas e implementos agrícolas. Pensando em transformar esse problema em alternativa de crescimento da produtividade e oferta de emprego, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR-TO) permanece disponibilizando cursos e treinamentos para instrutores no setor de agricultura de precisão, a exemplo do Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Pulverizadores em Autopropelido, realizado na semana passada no município de Silvanópolis, região Sudeste do Tocantins.
O treinamento é oferecido por meio do Programa Nacional de Agricultura de Precisão do SENAR, que atua em duas frentes: na capacitação de instrutores dos estados em parceria com empresas de máquinas agrícolas e entidades de pesquisa e na capacitação de produtores rurais e operadores de máquinas de precisão. Neste curso foram capacitados 12 instrutores, que agora estão habilitados a atuarem nas propriedades rurais com mais esta ferramenta de trabalho. A capacitação foi realizada na propriedade de Ivonei Demore.
Os superintendentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), Frederico Sodré, e do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, estiveram presentes no encerramento curso. "O SENAR está avançando na oferta de treinamento para instrutores com capacitações em máquinas de última geração para atender com qualidade os produtores rurais de todo o Tocantins. O resultado já pode ser visto com o aumento da produtividade e a profissionalização do setor”, afirma Rayley Luzza.
Assessoria de Comunicação do SENAR-TO
www.senar-to.com.br