Sistema FAMATO/SENAR e Indea realizam curso sobre emissão de GTA eletrônica
Primeira turma acontece nesta segunda (11)
O Sistema FAMATO/SENAR-MT, em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), realiza, nas próximas semanas, uma rodada de palestras e oficinas práticas sobre emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (GTA) para abate. O público-alvo são produtores rurais e trabalhadores envolvidos com a cadeia produtiva da pecuária de corte. Este é mais um curso inédito que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) inclui em seu portfólio.
O primeiro evento ocorre em Porto Estrela com palestra nesta segunda-feira (11.07) à noite e oficina prática na terça-feira (12.07), das 8h às 12h.
O objetivo é ampliar o conhecimento dos produtores nesta modalidade de GTA, que pode ser feita via internet, por meio do sistema "Módulo do Produtor" no site do Indea. Para isso, o produtor precisa estar previamente cadastrado.
O analista de Pecuária da FAMATO, Marcos de Carvalho, explica que a taxa de GTAs feitas por meio do Módulo do Produtor ainda é muito baixa e que muitos produtores ainda não conhecem esta possibilidade. "No ano passado, conforme o Indea, cerca de 30% das GTAs para abate foram emitidas eletronicamente. "Queremos estimular os produtores a utilizar este mecanismo, que é simples e pode facilitar este processo, já que ele não precisa ir até uma unidade do Indea".
Segundo a analista de Projetos Técnicos do SENAR-MT, Mariana Licursi, a ideia é estender as palestras e oficinas sobre a GTA para todas as regiões do Estado. "É um curso inédito e que sabemos que haverá muita demanda. Além disso, ele será disponibilizado no SENAR nas Nuvens".
Os produtores interessados em participar da capacitação devem procurar o Sindicato Rural do seu município para mais informações sobre local, horários e inscrições. São 20 vagas para cada município. Durante o evento, uma equipe do Indea irá cadastrar os produtores no sistema.
A programação conta com uma palestra, sempre no período noturno, em que representantes do Sistema FAMATO/SENAR e do Indea irão abordar o panorama da pecuária de corte no estado. Já a oficina será realizada sempre no dia seguinte, pela manhã, por um instrutor do Senar, que ensinará na prática a emitir a GTA por meio do sistema do Indea.
Programação
Porto Estrela
Palestra: 11/07 (noturno)
Oficina: 12/07 (matutino)
São José dos Quatro Marcos
Palestra: 12/07 (noturno)
Oficina: 13/07 (matutino)
Mirassol D’Oeste
Palestra: 13/07 (noturno)
Oficina: 14/07 (matutino)
Cáceres
Palestra: 14/07 (noturno)
Oficina: 15/07 (matutino)
Comodoro
Palestra: 18/07 (noturno)
Oficina: 19/07 (matutino)
Pontes e Lacerda
Palestra: 19/07 (noturno)
Oficina: 20/07 (matutino)
Rio Branco
Palestra: 20/07 (noturno)
Oficina: 21/07 (matutino)
Araputanga
Palestra: 21/07 (noturno)
Oficina: 22/07 (matutino)
Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br