Logo CNA

Trabalhadores de Vazante fazem pela primeira vez curso de Agricultura de Precisão
20160810112536 fileid ap interna 0 341819002015150611091

Capacitação foi promovida pelo SENAR Minas em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante

10 de agosto 2016
Por Senar

Funcionários de fazendas na região de Vazante, no Noroeste de Minas Gerais, passaram por treinamento de aperfeiçoamento em Agricultura de Precisão, ofertado pelo SENAR Minas em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Vazante – ADVAZ. O curso foi o primeiro desse segmento na região. “O treinamento em Controladores de Precisão é a base para o conhecimento e aplicação de outros que virão. No início, todo trabalhador acha que Agricultura de Precisão é coleta de solo e aplicação de adubos, somente. É algo muito mais abrangente”, revela o instrutor e engenheiro agrônomo, Wanderlei de Barros.

Erasmo Rabelo é proprietário da Fazenda Campo Alegre. Há 20 anos cria gado para leite e corte, e também cultiva feijão, milho e soja. Os produtos são comercializados em diversas regiões do País, e até no exterior. Mas, para isso, o produtor rural precisa investir constantemente em qualificação de mão de obra e tecnologia. “Tenho 70 funcionários na fazenda e máquinas de última geração. Mas de nada adianta investir nas máquinas, se os funcionários não souberem operá-las. Por isso, o curso do Senar foi tão importante. Agora os funcionários estão preparados para lidar com as tecnologias e aplicá-las nas atividades”, explica.

A Agricultura de Precisão permite aos produtores rurais estabelecer condições químicas, físicas e biológicas ideais para as culturas nas fazendas. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, visando redução de custos de produção, diminuição da contaminação da natureza pelos agrotóxicos, e o aumento da produtividade.

Isso é possível através de microprocessadores e aparelhos de posicionamento global por satélite (GPS), que, acoplados a colheitadeiras, semeadoras e outras máquinas agrícolas, permitem o levantamento de dados, sua tabulação cumulativa e a aplicação dosada e localizada de insumos.

O técnico agrícola Walisson Rodrigues é um dos funcionários da fazenda Campo Alegre que passou pelo treinamento. Ele revela que aprendeu muito, apesar de já ter trabalhado em diversas propriedades rurais. “Ouço sobre Agricultura de Precisão há algum tempo, mas eu ainda não sabia o que era ao certo. Nosso trabalho está melhorando, e já estamos percebendo os resultados nas lavouras”.

Para saber mais sobre as tecnologias de Agricultura de Precisão, acesse o blog Agro de Precisão do SENAR:

http://www.senar.org.br/agricultura-precisao/

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas