ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Promoção Social para o Senar

A Promoção Social é um conjunto de atividades com enfoque educativo que possibilita ao trabalhador, ao produtor rural e às suas famílias a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais e mudanças de atitudes, favorecendo, assim, uma melhor qualidade de vida e participação na comunidade rural.

As atividades de Promoção Social estão enquadradas na modalidade de educação não formal, sistematizadas e devem apresentar o caráter de continuidade.

Têm o objetivo de desenvolver as aptidões pessoais e sociais, ensejar a melhoria da qualidade de vida e da sustentabilidade, despertar consciência crítica e garantir maior participação na vida comunitária.

Elas estão voltadas para educação de um modo geral, consumo, organização comunitária, saúde, inclusão social e digital, preservação ambiental, ganhos econômicos, segurança alimentar, respeito às diversidades, colaboração mútua, solidariedade, empatia, autoconhecimento, protagonismo, empoderamento,

conhecimentos das pessoas com quem se relacionam e exercício da cidadania.

Princípios da Promoção Social

  • Caráter educativo.

  • Caráter preventivo.

  • A Promoção Social é um processo democrático.

  • Considera o mundo em permanente processo de mudança.

  • Vincula-se à melhoria da qualidade de vida.

  • Resulta em ganhos para o trabalhador, o produtor rural e suas famílias.

  • Contempla conteúdos relativos à saúde preventiva, à segurança no trabalho e a preservação e conservação do meio ambiente.

Áreas de atividades da Promoção Social do Senar

  • Alimentação e Nutrição

  • Apoio às Comunidades Rurais

  • Artesanato, Arte e Cultura

  • Esporte e Lazer

  • Educação 

  • Organização Comunitária

  • Saúde

A identificação de necessidades deve ser conduzida pelo Senar e seus parceiros, quando possível, utilizando a experiência de entidades sediadas nos municípios atendidos que conheçam a realidade local.

Necessidades e os anseios do público-alvo

Ao propor atividades de PS, deve-se verificar se atenderão às reais necessidades do público-alvo de acordo com suas características, potencialidades, recursos e anseios. Caso contrário, a aprendizagem não terá a aplicabilidade almejada no cotidiano das pessoas.

  • Estarem as atividades voltadas para o trabalhador e produtor rural e sua família,bem como para as pessoas que atuam no meio rural

  • Possuir caráter educativo

  • Possuir caráter preventivo

  • Estar dentro do contexto sociocultural

  • Priorizar a realização no local ou nas imediações onde vive o público-alvo

  • Priorizar o uso de matéria-prima disponível

  • Buscar a complementaridade com as ações da Formação Profissional Rural (FPR)

  • Favorecer possível ganho econômico

  • Considerar a inclusão social do público-alvo

  • Levar informação e orientação sobre a organização comunitária como forma de desenvolvimento rural sustentável

  • Despertar o protagonismo da mulher, do jovem e do público-alvo no agronegócio

  • Auxiliar no desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais

  • Promover a inclusão digital do público do meio rural

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