Aproximando Produtores Rurais e Consumidores
Institucional
O Instituto CNA (ICNA) foi criado com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas sociais e do agronegócio, atendendo as demandas do Sistema CNA/Senar, que trazem uma importante contribuição para a formulação de propostas de políticas públicas, nas quais o beneficiário é a população rural brasileira. O ICNA tem como missão o desenvolvimento integral das pessoas que vivem no meio rural, oferecendo-lhes os mesmos acessos que são conferidos ao meio urbano.
Histórico
Em 2009, o Instituto CNA realizou uma pesquisa sobre os vazios institucionais, ou seja, as desproteções que afetam a população rural brasileira. As informações recolhidas formam um panorama sobre a vida e as dificuldades das pessoas da zona rural, descrevendo como estão os acessos aos serviços básicos de saúde, educação e cultura. Com base nesta pesquisa, já foram elaborados programas e projetos que passaram a fazer parte do portfólio de ações do Sistema CNA/SENAR para minimizar as dificuldades e propor soluções duradouras para as comunidades rurais.
Entre 2014 e 2015, foi o período em que o Instituto CNA firmou parcerias para mostrar aos produtores rurais modelos de produção sustentável, com aplicação de tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Foram feitas capacitações nos Estados e foi lançada uma plataforma de consulta dos modelos a serem seguidos.
Em 2016, o Instituto CNA e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) assinaram acordo de cooperação técnica para transferir para o setor produtivo a gestão do sistema de banco de dados dos rebanhos bovino e bubalino do país. Na prática, o ICNA passa a auxiliar o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na operacionalização da Base Nacional de Dados do Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (BND/SISBOV). Com isso, criou a Plataforma de Qualidade CNA, com o Programa de Certificação Raças Bovinas.
Em 2017, o Instituto CNA passou a administrar todos os Processos Seletivos do Sistema CNA/SENAR, oferecendo um banco de talentos para as Federações e Administrações Regionais do SENAR. Também é responsável pela publicação de Editais, organização e agendamento de provas e entrevistas.
Em 2018 surgiu o Observatório da Criminalidade no Campo. Por meio de um estudo feito pelo Instituto CNA, foi possível comprovar o aumento da criminalidade no meio rural. A partir do estudo, o Instituto CNA, a CNA e o Ministério da Segurança Pública instalaram um Grupo de Trabalho Bilateral para debater e sugerir soluções conjuntas de combate à criminalidade no campo.