Promoção do bem-estar para o homem do campo e sua família
Institucional
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vinculado ao Sistema S, oferece educação profissional, assistência técnica e gerencial, e atividades de promoção social aos produtores rurais brasileiros. O Senar atende anualmente, de forma gratuita, milhares de brasileiros no campo, promovendo a qualificação e o aumento da renda, por meio de cursos de formação inicial e continuada presenciais, a distância e híbridos para cerca de 300 profissões nas diversas áreas do agronegócio; a assistência técnica com ênfase na gestão; e a promoção social no que tange a saúde, educação, cultura e cidadania
Realizar ações educacionais de formação profissional rural, assistência técnica e promoção social, contribuindo para o desenvolvimento do produtor e do trabalhador rural brasileiro com foco na produção sustentável, na inovação e na valorização das pessoas do campo.
Ser referência como instituição de excelência que contribui para que os produtores e trabalhadores rurais brasileiros sejam exemplos mundiais em produção agropecuária sustentável e inovadora.
· Ética
· Responsabilidade social, econômica e ambiental
· Transparência
· Inovação
· Credibilidade
Estrutura Organizacional
Senar nos estados
O Senar é composto por uma Administração Central, em Brasília, e por 27 Administrações Regionais, com sede em cada estado e no Distrito Federal.
A Administração Central assegura suporte administrativo, metodológico e jurídico, além de ser responsável pela interface com os órgãos federais, instituições nacionais e internacionais ligadas à educação e ao trabalho, irradiando experiências exitosas para as Administrações Regionais, que oferecem ao público do Senar em todo o país ações de Formação Profissional Rural (FPR) e atividades de Promoção Social (PS), a partir das quais são desenvolvidas competências profissionais, contribuindo para o avanço socioeconômico dos cidadãos do campo.
Legislação
Fonte de Recursos
Para o custeio das ações, o Senar tem como principal fonte de recursos a contribuição compulsória recolhida por produtores rurais, agroindústrias, entidades sindicais patronais rurais e empresas prestadoras de serviços rurais. As ações também são subsidiadas por parcerias e convênios firmados com instituições privadas e/ou governamentais.
Os recursos institucionais retornam à população do campo com a oferta de ações de Formação Profissional Rural, atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e de Assistência Técnica e Gerencial.