Milho - Ações de mitigação aos danos da cigarrinha
Seminário Técnico CNA
O evento reuniu representantes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV), CropLife Brasil, consultores técnicos e produtores rurais para debater ações e manejos eficientes da cigarrinha do milho.
Veja como foi:
Manuais e informações relevantes
Nesta página há recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de manejo e uma planilha de excel para download contendo uma lista de cultivares de milho e sua tolerância ao complexo de enfezamento do milho.
Cartilha com objetivo de informar o produtor rural com conhecimento técnico de qualidade. Para o enfrentamento da cigarrinha do milho o material orienta a identificação do problema e o seu correto combate no campo
Embrapa - Comunicado técnico 226 | Manejo do Risco de Enfezamentos e da Cigarrinha no Milho
A circular técnica contém fotos que auxiliam na identificação dos enfezamentos pelo produtor ou técnico de campo, além de orientar técnicas eficientes de manejo para o controle.
Embrapa - Circular técnica 248 | O papel do milho Tiguera
A circular técnica traz informações das condições climáticas ideias para proliferação da cigarrinha, dos molicutes e do vírus da risca e evidencia o papel do milho Tiguera na perpetuação e concentração da cigarrinha Dalbulus maidis, do inóculo de molicutes e do vírus da risca
A publicação contém o resultado de ensaios de 42 cultivares de milho 1ª safra e 42 cultivares de milho 2ª safra. Foi avaliada, a população de cigarrinhas D.maidis aos 25 dias após a emergência do milho (DAE) e aos 40 DAE. A incidência dos sintomas do complexo enfezamento foi realizada no estádio de enchimento de grãos.
O manual contém informações de como as cigarrinhas adquirem os molicutes e infectam as plantas de milho, boas práticas de manejo da cigarrinha e dos enfezamentos além de referências de material acadêmico para consulta.
CropLife Brasil | Infográfico Boas Práticas: Cigarrinha-do-milho
O infográfico apresenta as 10 medidas que devem ser adotadas para reduzir a população da cigarrinha- do-milho, a multiplicação dos molicutes e do vírus da risca, para minimizar os riscos de alta incidência dos enfezamentos nas lavouras de milho.
IDR-PARANÁ E ADAPAR | Desafios do complexo de enfezamento do milho no Paraná, safra de 2020/2021
A nota conjunta do IDR Paraná e Adapar divulga o resultado do levantamento de 200 pontos amostrais em 50 municípios, distribuídos em todas as regiões produtoras de milho do estado do Paraná sobre a ocorrência da cigarrinha e complexo de enfezamento no milho cultivado na primeira safra, entre novembro e dezembro de 2020, por meio da coleta de insetos, plantas espontâneas (milho tigüera) e milho cultivado.
Epagri | Recomendações de manejo da cigarrinha-do-milho nas lavouras catarinenses
Além das recomendações estaduais para o manejo eficiente, a EPAGRI disponibiliza os contatos da pesquisadora Maria Cristina Canale para mais informações e acompanhamento de campo dos produtores.
Webinars
Entrevista com o pesquisador Charles Martins de Oliveira, da Embrapa Cerrados, sobre o manejo das cigarrinhas que transmitem os patógenos causadores dos enfezamentos na cultura do milho.
Capacitação Epagri On-linePalestras: Enfezamento do milho: etiologia e transmissão dos patógenos e Cigarrinha do milho: Bioecologia e manejo
Kasuya Inteligência Agronomica – Webinar cigarrinha do milho