agroBR promove missão do Projeto Comprador na Bahia

Compradores internacionais participaram de visitas de campo e rodadas de negócios

Por CNA 26 de novembro 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 11 26 at 16 32 40 1

Brasília (26/11/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio do agroBR, promove durante esta semana uma missão do Projeto Comprador no estado da Bahia, com a participação de compradores internacionais.

A iniciativa, realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) e o Senar/BA, conta com visitas técnicas a propriedades rurais de frutas, cacau e chocolate nos municípios de Juazeiro e Ilhéus e rodadas de negócios com produtores brasileiros com perfil exportador ou potencial exportador.

Fruticultura – Na terça (25), o primeiro grupo, composto por representantes da Holanda, Rússia, Argentina e Singapura, visitou as empresas Grand Valle, Pritam Frut, Gold Fruti e Sebastião da Manga, na região do Vale do São Francisco, que produzem manga, uva, limão e pitaya.

Imagem

Já na quarta (26), a programação foi no Rancho Sagrada Família e Terra Beulá, propriedades de manga, e nas fazendas Grande Agro e Quinta do Morro Branco, de uva, todas localizadas em juazeiro. A assessora de Relações Internacionais da CNA Mônica Batista acompanhou as visitas.

“É um momento ímpar. Estamos tendo acesso a pessoas que fazem a compra dos nossos produtos e eles estão tendo a oportunidade de conhecer o nosso trabalho em campo”, disse Georgeano dos Santos, do Rancho Sagrada Família.

“Estamos muito interessados em frutas exóticas. Aqui eu vi como a manga e a uva crescem e se desenvolvem e como os produtores se dedicam à produção dessas frutas. Foi muito bom entender isso para mostrar aos nossos consumidores no nosso país”, disse a compradora Daria Mironenko TopFruit, da Rússia.

Imagem

Para Volha Bazyleva, de Belarus, a missão foi uma oportunidade de ver a produção brasileira e experimentar as frutas. “É uma sensação inacreditável ver a manga no pé, porque vemos apenas no supermercado. É normal aqui no Brasil, mas para nós da Rússia e de Belarus é algo novo. Essa experiência certamente vou compartilhar com as pessoas no meu país”, destacou.

Cacau e chocolate – O segundo grupo, com compradores do Japão, Canadá, Filipinas, Peru e Emirados Árabes, conheceu na terça (25) as fábricas de chocolate Simplicitude, Bahia Cacau, Natucoa, Benevides e Cacau do Céu, nas regiões de Coaraci, Ibicaraí, Itabuna e Ilhéus.

Na quarta (26), as visitas foram nas fazendas de cooperados da Coopercabruca e Tom Laving – Senô Chocolates, em Ilhéus.

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, explicou que o Projeto Comprador é uma ação ampliada do agroBR, com foco nos temas de internacionalização em feiras no Brasil.

Imagem

“Ações como essa têm uma parte importante de imagem, de como acontece na prática a produção agropecuária, além da mobilização dos produtores para que entendam que negociar com comprador internacional é possível”, disse.

A missão do agroBR encerra na sexta (28) e no sábado (29) na feira e-Agro, em Salvador, com rodadas de negócios com mais de 30 produtores do setor de fruticultura e cacau e chocolate.

agroBR - O projeto é uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sebrae, e busca organizar e aumentar o número de empreendedores rurais brasileiros no comércio internacional, por meio da diversificação da lista de produtos exportados pelo Brasil.

Áreas de atuação relacionadas