Agronorte - No Tocantins o tema foi Fertirrigação

Programa Agronorte, iniciativa do Senar Central para desenvolver o setor agropecuário na região norte brasileira leva capacitação em fertirrigação para o interior do Tocantins

15 de julho 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 07 15 at 11 54 24 1024x682 1

Renata Santana

Fonte: Assessoria FAET/Senar

A terceira capacitação do programa AGRONORTE no Tocantins foi realizada no município de Almas, Sudeste do estado, e teve como foco a “Fertirrigação”, técnica de aplicação de fertilizantes dissolvidos na água de irrigação.

O programa AGRONORTE é uma iniciativa do Senar Central que visa difundir tecnologias para o desenvolvimento do agronegócio na região Norte do Brasil. “A capacitação dos técnicos do Senar garante também a expansão dos serviços da entidade permitindo que os profissionais estejam aptos a atender as demandas dos produtores da região”, destacou Fabrício Vasconcelos, diretor de ATeG do Senar Tocantins.

A região sudeste foi escolhida porque é nela que está situada o maior projeto de irrigação do estado, o Manuel Alves, em Dianópolis. Nesta etapa do programa foram capacitados técnicos e supervisores que atuam na assistência técnica e gerencial do Senar no Tocantins.

Para este treinamento, o convidado foi consultor da CNA, o engenheiro agrônomo Adolfo Moura, que também é instrutor do Senar do Ceará. Segundo ele, o objetivo é mostrar a prática e as vantagens da técnica que permite que os os nutrientes sejam entregues diretamente às raízes das plantas, otimizando sua absorção e evitando perdas.

Além do conteúdo teórico, os participantes fizeram uma visita técnica à Agro Pillati, no projeto Manuel Alves. A propriedade tem uma área de 300 hectares de banana e é referência no setor. A técnica de fertilizar a plantação junto com a irrigação é aplicada no cultivo da fruta e tem gerado bons resultados.

Áreas de atuação relacionadas