Mato Grosso
Alunos da rede pública de Jaciara aprendem sobre a importância do “Agro”
Senar-MT realizou nos dias 11 e 12 de março o 1° Ciclo do Programa Semeia no 1° e 2° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prof° Amélia Freire Gomes, em Jaciara
Por: Cristina Cavaleiro
Fonte: Senar-MT
O Senar Mato Grosso realizou nos dias 11 e 12 de março o 1° Ciclo do Programa Semeia no 1° e 2° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Prof° Amélia Freire Gomes em Jaciara. Nas aulas teóricas em sala de aula foram trabalhadas estratégias educacionais voltadas ao domínio cognitivo e afetivo, com exposição dinamizada, vídeos lúdicos, atividades pedagógicas de acordo com a fase escolar, utilizando o tema: “Agronegócio”.
Na prática foram desenvolvidas atividades educacionais no campo ligadas ao domínio psicomotor, com visita técnica e oficina temática de horticultura e legumes, demonstrando o preparo do solo, plantio, colheita, manutenção, armazenamento e avaliação de hortaliças. Na oportunidade os alunos realizaram um “Tour” pela propriedade rural, onde conheceram os animais do local, como: cavalos da espécie pôneis, cabras, ovelhas, cães e galinhas.
O gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Senar-MT, Gustavo Henrique Mocci, explica que a ação em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal, é diagnosticar conhecimento dos alunos em relação ao universo das atividades do meio rural, desenvolvendo tarefas que despertam o interesse em crianças e jovens em aprender sobre a vida no Agro, bem como demonstrar como os produtos do campo estão inseridos na vida cotidiana, promovendo a interação e sensibilização dos alunos no processo do aprendizado e conexão dos assuntos tratados”, ressaltou Gustavo.
Já o supervisor regional de Rondonópolis, José Eduardo Pio destaca que o objetivo do programa é oportunizar o acesso desses alunos do ensino fundamental ao dia-a-dia em uma propriedade rural, para que eles possam compreender o grande valor oferecido pelo Agro.
“Esses alunos têm aulas teóricas, nas quais são realizadas diversas atividades para entender a origem dos alimentos que chegam até a mesa e posteriormente, na prática, colocaram a mão na massa, plantando. Na pecuária de corte vão acompanhar o manejo destes animais e fazer a oficina de hambúrgueres coloridos para degustar esse alimento”, explicou o supervisor.
A diretora da Escola Municipal Amélia Freire Gomes em Jaciara, Rosiane Andrade, enxerga o projeto como um diferencial para que as crianças da cidade sejam futuramente profissionais do agronegócio, evoluindo e multiplicando seu conhecimento em Mato Grosso.
Para o zootecnista, Douglas de Almeida, o Programa Semeia, em colaboração com a Faculdade Eduvale, Senar-MT, Escola Amélia e o Sindicato Rural, cumpriu com o objetivo primordial de aproximar as crianças da realidade do campo, fomentando a ideia de que o agronegócio é essencial.
“Durante o evento, elas adquiriram conhecimento sobre o processo de produção de alimentos de maneira sustentável, ao mesmo tempo em que fortalecem seu vínculo com o campo e compreenderam a origem dos alimentos que chegam às suas mesas”, disse ele.
Objetivo – A ideia é fixar as informações relacionadas a importância do Agronegócio, consolidado juntamente com o conhecimento aprendido na etapa teórica do programa. Vivenciar experiência na prática, conhecer a realidade do Agro dentro de uma propriedade rural, visando despertar o interesse em jovens e crianças o aprendizado sobre a vida no campo, promovendo a interação e sensibilização dos alunos no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados entre as etapas.
Dando continuidade no 1° ciclo na Escola Municipal Prof° Amélia Freire Gomes, nos dias 18 de 19 de março, os alunos do 3° ano do ensino fundamental receberão aulas teóricas e práticas. Já o 2° ciclo será realizado de 19 a 26 de março com alunos do 4° ,5° da unidade de ensino fundamental municipal e com a turma do 6° ano da Escola Estadual Prefeito Artur Ramos.
Encerramento – No dia 19 de abril será realizada a Feira de Exposição dos Trabalhos na escola, que passarão por avaliação com relação ao conhecimento e impacto do Programa na vida do aluno, bem como a consolidação do resultado do Semeia e o resgate sobre a vivência dos estudantes durante a realização os dois ciclos do Programa, conduzida pelo professor responsável, além do desenvolvimento de uma atividade sobre o tema, seguindo sugestões do Senar-MT ou de livre criatividade do professor.