Análise CNA avalia principais cadeias e cenário econômico

Publicação de junho faz um panorama do setor agropecuário

Por CNA 14 de julho 2025
Compartilhe:

Brasília (14/07/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresenta um panorama das principais cadeias produtivas na edição de junho do boletim 'Análise CNA'.

Elaborado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado, a publicação traz dados sobre grãos, etanol, pecuária, clima, comércio internacional e faz uma avaliação sobre o cenário econômico, com destaque para o Plano Safra 2025/2026.

Em relação à cadeia de grãos, o documento traz a estimativa recorde na produção (336 milhões de toneladas) e a maior diversificação de culturas na 2ª safra, especialmente sorgo (+121%), gergelim (+1100%) e algodão (+113%), segundo dados da Conab.

O etanol também apresentou crescimento impulsionado pelo milho, e a produção deve chegar a 7,3 bilhões de litros na safra 2024/2025 (de acordo com a Conab). A aprovação do Conselho Nacional de Política Energética para aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina C e de biodiesel no diesel B, a partir de agosto, deve estimular ainda mais a produção do combustível.

Na pecuária, o Análise CNA traz o comportamento dos abates de bovinos, suínos e frangos e a recuperação do status sanitário do Brasil livre de gripe aviária.

O boletim aborda ainda o cenário internacional, com o conflito Irã-Israel pressionando os mercados, sobretudo o comércio de insumos agrícolas. O conflito no Estreito de Ormuz elevou o preço do petróleo e encareceu os fertilizantes, especialmente a ureia (+30%). Para o Brasil, que é fortemente dependente das importações de nitrogenados, a maior preocupação está na 2ª safra.

Segundo a análise da CNA, no cenário econômico interno, a possível alta do IOF e a Selic a 15% ao ano desaceleraram a economia e os investimentos no país, encarecendo o crédito e reduzindo os investimentos no campo. A publicação destaca o crescimento de 6,49% do PIB do agronegócio no 1º tri/25 e aponta uma elevação do Valor Bruto da Produção Agropecuária em 12,3% em 2025.

Sobre o Plano Safra 2025/2026 lançado recentemente pelo governo, o boletim da CNA afirma que o valor de R$ 594,4 bilhões foi aquém do "esperado e necessário" pelo setor. Os recursos para investimento caíram 5,4% e aumentaram 3,3% para custeio e as Cédulas de Produto Rural (CPRs) cresceram, mas são vistas como instrumentos privados que mascaram o volume real de crédito público.

Veja a análise completa: https://www.cnabrasil.org.br/publicacoes/analise-cna-junho-de-2025

Áreas de atuação relacionadas