Santa Catarina
Apiário catarinense inova com apoio da Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faesc/Senar

Iniciativa tem a parceria do Sindicato Rural de Araranguá
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar
O apiário Rainha da Flor, de Balneário Gaivota (SC), obteve avanços expressivos nos dois primeiros anos de participação na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria Apícola. O compromisso com as orientações técnicas oferecidas e a abertura para novas ideias foram fundamentais para esse crescimento. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), com a parceria do Sindicato Rural de Araranguá.
Os avanços são visíveis na evolução da unidade que atualmente conta com as documentações em dia e programas de autocontrole atualizados de acordo com as legislações mais recentes. Após o ingresso na ATeG, aliada ao empenho da proprietária Rislaine Corrêa da Silva, houve aumento na renda bruta da atividade e diversificação da produção, com a regularização de novos produtos como mel cremoso, compostos apícolas com ingredientes adicionais (mel com castanhas) e composto apícola em spray (mel e extrato de própolis). Além disso, um dos objetivos é ampliar a divulgação do serviço de terceirização de envase, que pode representar uma importante fonte de receita complementar para a família.
As ações adotadas ao longo dos atendimentos foram fundamentadas em um diagnóstico da propriedade, estruturado em uma matriz FOFA, que identificou pontos de melhoria e oportunidades a serem exploradas. A maioria das metas propostas pela ATeG foi alcançada com sucesso, o que refletiu nas conquistas obtidas até o momento e serviu de base para futuras inovações e crescimento da família Corrêa da Silva.
Com esse suporte, a proprietária obteve o apoio necessário para organizar a gestão da unidade e adequar as exigências relacionadas ao SIF, trazendo resultados significativos para o empreendimento. Toda essa evolução resultou em destaque estadual e indicação para participar do Prêmio Nacional da ATeG: Gestão, Resultado que Alimenta 2024, promovido pelo Senar.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça o impacto positivo da ATeG na vida de tantas famílias e seu papel imprescindível no fortalecimento do agronegócio catarinense. “Esse é mais um caso de sucesso que confirma o quanto a Assistência Técnica e Gerencial vem cumprindo muito bem seu papel no aumento da produtividade, na melhoria da gestão e na renda dos empresários rurais”.
O presidente do Sindicato Rural de Araranguá, Alessandro de Souza, parabenizou a produtora pela evolução e ressaltou que a ATeG tem contribuído para o desenvolvimento das propriedades da região em vários segmentos.
A unidade ingressou na ATeG Agroindústria em 2022 e é atendida pelo técnico de campo Dylan Thomas com o apoio dos supervisores técnicos Jaison Buss e Pablo Henrique Ambrósio. A iniciativa conta com o acompanhamento da supervisora regional Sueli Silveira Rosa, da coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes e do superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.
Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:
· Site: https://bit.ly/faescsenar
· Facebook Faesc: https://bit.ly/facebook-faesc
· Facebook Senar/SC: https://bit.ly/facebook-senar
· Instagram: https://bit.ly/instagram-faescsenar
· YouTube: https://bit.ly/youtube-faescsenar
· Portal EAD Senar/SC: https://eadsc.senar.com.br/