Tocantins
Após Curso do SENAR produtor rural aumenta sua renda
Após curso técnico do SENAR, produtor rural utiliza conhecimentos em sua propriedade e aumenta sua produção
Por: ASCOM FAET/SENAR TOCANTINS
Concluinte do curso técnico em agronegócio do SENAR, o produtor rural de fruticultura, Antônio Rodrigues Beltrão, do município de Babaçulândia, investiu o conhecimento adquirido no curso em sua propriedade, na fazenda Buriti.
A produção de melancia já era uma atividade realizada na fazenda, mas após o curso do Senar, o produtor conseguiu alinhar a teoria com a boa prática “Aprendi muito sobre manejo de solo e comecei a ter uma nova visão de desenvolvimento dentro da minha propriedade, apesar de já cultivar a melancia, consegui melhorar as técnicas, e com isso houve a melhora na qualidade dos frutos e na produtividade”, comenta.
Durante o curso, Antônio também aprendeu sobre gestão e planejamento “Comecei aplicar o conhecimento na gestão do meu negócio, gestão essa que é de extrema importância para evitar tanto o desperdício, quanto prejuízos financeiros, o resultado foi um aumento de 40% na renda da safra”, comemorou.
Em sua propriedade, além do cultivo de melancia, o produtor quer expandir para outras atividades “Já estou trabalhando com avicultura, com produção de ovos, e para o próximo ano já estamos planejando uma área para bovinocultura para abate e a engorda de novilhas em pasto irrigado. Tudo isso agradeço ao SENAR com a promoção do curso técnico, pois hoje tenho outra visão de produtor rural e estou caminhando para ser empresário rural.”, finaliza.
O curso técnico em Agronegócio do Senar é primeiro curso técnico de nível médio na modalidade a distância através de polos de apoio presencial, mediante parceria com Administrações Regionais. Com a duração de dois anos, o curso é totalmente gratuito.