Logo CNA

Aprender a distância e administrar com qualidade
Wanderson 1 web 0 368497002015150611931

A história do auxiliar administrativo que viu na educação a distância uma grande oportunidade

14 de abril 2016
Por Senar

Quem pensa que administrar uma propriedade rural é tarefa fácil, se engana. Mas para Wanderson David, auxiliar administrativo do município de Alexânia, interior de Goiás, a rotina pesada vem acompanhada de muito prazer. O jovem é aluno do curso Técnico em Agronegócio, modalidade Educação a Distância (EAD), oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás), e os primeiros resultados já aparecem em forma de elogios, palavras de incentivo e de uma maior visibilidade dentro da empresa que trabalha.

Arrimo de família, Wanderson conta que nunca deixou de buscar se especializar. Foi durante uma dessas buscas que um amigo que trabalha no Sindicato Rural da cidade alertou o jovem sobre a oportunidade trazida pelo SENAR Goiás. “Um amigo meu que me falou sobre o curso, e como o horário é flexível em relação ao ensino tradicional fiquei muito interessado”.

O curso Técnico em Agronegócio, incluso na categoria educação formal com certificação do Ministério da Educação (MEC), faz parte do sistema Rede e-Tec do Brasil e é composto por 80% das aulas à distância e 20% de encontros presenciais.

Wanderson conta que trabalhava como comissionado, e que migrar para a área administrativa do meio rural foi algo novo. “Eu tenho duas filhas, uma de sete anos e outra de quatro anos, além da minha esposa. A minha renda era de um salário e hoje trabalhando com o agronegócio, e procurando aperfeiçoamento, consigo tirar uma renda de dois salários e meio em média. Minha vida mudou e isso é responsabilidade do Senar Goiás” destaca, sem hesitar.

Um pouco antes do curso, apareceu a oportunidade de trabalhar na fazenda Arara, onde Wanderson coloca em prática o que aprende na frente do computador. “O pessoal do Sindicato me ligou dando os parabéns, eu fiquei confuso por que não sabia que o Wanderson tinha se inscrito para fazer o curso. Então eles disseram que ele era muito dedicado e que eu estava de parabéns pelo excelente funcionário que tinha comigo”, conta o proprietário da fazenda, Carlos Eduardo.

O chefe não economiza elogios ao pupilo. “Eu sou um chefe chato e o Wanderson se mostra cada dia mais interessado. Isso facilita muito a relação patrão/empregado, por que a propriedade não é apenas uma fazenda, é uma empresa. Nós procuramos lidar com ela dessa forma: pensando sempre numa gestão de qualidade”, diz.

Carlos Eduardo completa ressaltando o papel do SENAR Goiás. “Quando Wanderson me informou que estava fazendo o curso oferecido pelo SENAR Goiás eu fiquei muito surpreso e feliz, visto que ele pensou como um empresário que visa crescer e se aperfeiçoar cada vez mais”.

Flexibilidade de horários

O ponto que mais chamou atenção de Wanderson foi a flexibilidade de horário oferecida pela modalidade EAD. O jovem, que trabalha até às 17 horas não poderia se dar ao luxo de fazer uma faculdade tradicional. “Eu vi no ensino a distância a possibilidade de melhorar a minha vida, a vida da minha família, agregar conhecimento em uma área que me conquista a cada dia, e o melhor: poder fazer isso na frente de um computador, respeitando meus horários”, explica.

Ainda sobre a flexibilidade que o ensino a distância oferece, Wanderson enfatiza que o aluno também tem grande responsabilidade sobre o conteúdo absorvido, ou seja, além de montar seu próprio horário o estudante deve exercitar também seu interesse em aprender. “Eu acho que o ensino a distância é tão válido quanto o ensino presencial. Muitos têm o mito de que presencialmente é melhor ou é absorvido mais rápido. Na minha visão tanto um quanto o outro necessita do esforço diário do aluno. No caso do ensino a distância, o aluno tem que ficar mais esperto para não deixar que a preguiça o atrapalhe”, explica.

Para obter informações sobre o curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil no SENAR, acesse: http://etec.senar.org.br/

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG
Fotos: Fredox Carvalho
www.sistemafaeg.com.br