Mato Grosso
Notícias
Aprendizes de Alto Garças aprendem a operar tratores agrícolas

Na sexta-feira (11.02), jovens aprendizes concluíram o treinamento de operação de tratores agrícolas e ampliaram o conhecimento sobre maquinários.
Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Aprendizes do curso de Manutenção de Máquinas Pesadas – pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do estado (Senai-MT) – ampliaram seus conhecimentos na área. Na sexta-feira (11.02) os participantes concluíram o curso de Operação de Tratores Agrícolas, ofertado pelo Senar-MT e Sindicato Rural de Alto Garças.

A capacitação teve carga horária de 40 horas e ensinou os jovens sobre tecnologias de precisão existentes nos tratores, modelos de tratores agrícolas, instrumentos e controles operacionais, sistemas de funcionamento do trator, conceito básico de tração, seleção de grupo e marcha, acoplamento de implementos e prática de operação do trator com implemento.
Esse foi o primeiro contato com a prática e consistiu em um conhecimento extra, com o objetivo dos alunos assimilarem os conteúdos que estão aprendendo no 2º módulo da aprendizagem. As aulas práticas oficiais pela parceria entre Senar-MT e Senai/MT serão ofertadas a partir de setembro de 2022, no grupo Atto Sementes.
A parceria entre as instituições possibilita uma qualificação de duração média de dois anos. A carga horária total do curso é de 3.118 horas, sendo 1.888 horas de ensino teórico pelo Senai e 1.230 horas na empresa contratante. Participam 23 jovens do município.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Alto Garças, José Milton Breitench, essa união complementa a capacitação de mão de obra no setor agropecuário. “Essa união capacita os jovens de forma mais completa e facilita para que eles já ingressem no primeiro emprego como profissionais”, explica.

