ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Santa Catarina

ATeG Agroindústria do Sistema Faesc/Senar esteve na ExpoSuper 2023
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Programação ocorreu recentemente na Expocentro, em Balneário Camboriú.

30 de junho 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina), levou duas empresas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Agroindústria Artesanal para a ExpoSuper 2023. A programação ocorreu, recentemente, na Expocentro em Balneário Camboriú.

A ExpoSuper é uma feira de negócios e convenção voltada para o setor de varejo, que reúne empresários, profissionais e especialistas da indústria alimentícia e do varejo em geral. O evento proporciona uma plataforma para a realização de negócios, troca de experiências, networking e acesso a novidades do mercado. Sua programação incluiu palestras, exposições de produtos, demonstrações, entre outras atividades.

Os empresários da ATeG presentes no evento foram Leonardo da Costa e Amarildo de Souza. O primeiro atua com produção de ostras, empresa Freguesia Oyster de Florianópolis. O segundo trabalha na área de apicultura com o apiário Rosa de Saron, em Imbituba.

A coordenadora da ATeG do Senar/SC, Paula Coimbra Nunes, destaca que participar do da ExpoSuper representou uma oportunidade para demonstrar a ATeG e seus resultados na área de agroindústria. “Também foi importante para os dois empresários que fazem parte do projeto demonstrarem seus produtos, o que é fundamental para networking, geração de futuros novos negócios, conhecimentos e conexão com novos mercados”.

ATEG AGROINDÚSTRIA ARTESANAL

O Programa ATeG no segmento de agroindústria artesanal atendeu desde que foi criado em 2019, mais de 145 estabelecimentos em 59 municípios. Atualmente conta com quatro grupos formados por 106 agroindústrias artesanais.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressalta que a ATeG Agroindústria contribui expressivamente para promover inovações nas agroindústrias artesanais e fortalecer o empreendedorismo rural. “A qualificação oferece ao produtor um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente dos negócios rurais”.

Com duração de dois anos, a metodologia é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os empresários rurais assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância.

“Trabalhamos intensamente para elevar a produtividade, aperfeiçoar a qualidade dos produtos e aumentar a renda dos empresários que fazem parte dos grupos da ATeG Agroindústria. Os resultados satisfatórios nos motivam a buscar cada vez mais estratégias inovadoras para impulsionar o desenvolvimento do setor”, realça o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.

Matérias Relacionadas