Ações do SENAR-MA na Agritec são apresentadas para autoridades
Presidente do Sistema Faema/SENAR-MA também esteve reunido com pescadores da região
O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) Raimundo Coelho visitou o estande do SENAR durante a Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Território do Vale do Pindaré (Agritec Santa Luzia), realizada em Santa Luzia.
Coelho participou do encerramento do evento acompanhado por autoridades e representantes de entidades ligadas ao setor produtivo rural. Na ocasião, ele apresentou aos presentes as ações do SENAR desenvolvidas durante a Feira, com destaque para a Oficina de Aproveitamento Integral da Abóbora, do milho, do tomate e da mandioca, ministrada pela instrutora Maria da Glória Pedreiro às produtoras rurais daquele município e região.
Após a finalização oficial da Feira, Coelho e o secretário estadual de Agricultura, Márcio Honaiser, seguiram para Santa Inês, onde foram homenageados pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Antônio Oliveira Santiago com um almoço. O evento contou com a presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monção, Jonsson Matos dos Santos, e da presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pindaré-Mirim, Káthia Morais Santos, além de diretores sindicais.
O objetivo do encontro foi discutir estratégias para a expansão das ações a serem realizadas nas comunidades rurais dos municípios atendidos pelo programa Agropolo, a exemplo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do programa Mais Produção, especialmente nas cadeias do arroz e piscicultura.
Encontro com pescadores
O presidente da Faema também visitou a comunidade São João do Rosário (Rosário), onde encontrou-se com, aproximadamente, 200 associados da Colônia de Pescadores. Durante a reunião foram apresentadas as reivindicações da categoria para a melhoria da qualidade de trabalho e de vida.
Já os gestores falaram das ações institucionais voltadas para o setor por meio de programas, projetos e benefícios. Ambos os dirigentes garantiram aos pescadores e pequenos produtores, capacitações e apetrechos de pesca, fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades.
“Ouvir o produtor rural nesses encontros é fundamental para que possamos expandir o trabalho do SENAR-MA e capacitar produtores para que, em um futuro próximo, eles possam ter avanços em seus pequenos negócios”, ressaltou Raimundo Coelho, após conhecer de perto a realidade da comunidade rosariense.
Assessoria de Comunicação Sistema Faema/SENAR-MA
senar-ma.org.br