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Campo Aprendiz oportuniza prática com maquinários agrícolas a jovens de Porto Alegre do Norte
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Eles aprenderam a operar e fazer manutenção em colheitadeira de grãos
Por: Nágera Dourado
Fonte: Comunicação/Senar-MT
Neste mês de julho, jovens aprendizes de Porto Alegre do Norte tiveram a oportunidade de operar uma colheitadeira de grãos. O curso de Operação, manutenção e regulagem de colheitadeira de grãos faz parte do cronograma do Programa Campo Aprendiz em Mecanização Agrícola.
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Contratada pelo grupo Itaquere, Joécia Lima da Silva, 18, foi uma das participantes. Ela nunca tinha tido contato com maquinário agrícola. “Essa experiência tem sido um grande aprendizado e vai me favorecer bastante no futuro”. Patrícia Pereira acredita que o curso seja uma oportunidade de crescimento na carreira. “É uma área que eu pretendo seguir no mercado de trabalho, por isso, considero todo esse conhecimento como muito importante para a minha formação”, destaca.
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O Programa visa capacitar os jovens a realizarem atividades no setor agropecuário e é uma forma de cumprir a Lei de Aprendizagem no campo. Ele é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais.
De acordo com o instrutor credenciado ao Senar-MT, Nedilson Santos, é uma oportunidade a jovens que nunca tiveram contato com o setor agropecuário a ingressarem na área. “O programa possibilita que eles aprendam ao mesmo tempo em que são remunerados. Dá a base teórica e prática para que eles se tornem bons profissionais do campo”, afirma.
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Ainda segundo o profissional, a capacitação contribui para o aumento da mão de obra qualificada. “Essa é uma necessidade do produtor rural e do mercado de trabalho. Fornecer esse conhecimento possibilita aos jovens que ingressem no mercado com um diferencial”.
Requisitos – Para participar, os jovens devem estar na faixa etária de 18 a 24 anos de idade, matriculados e frequentando a escola e, que possuam contrato de trabalho especial de aprendizagem. Os critérios são importantes para garantir que os jovens possam cumprir efetivamente os três pilares do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional.