ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Maranhão

Capacitações, tecnologias e oportunidades atraíram centenas à programação da Faema/Senar na Expofran
Imagem do Whats App de 2024 07 21 as 14 26 28 fc50c2a9

Durante nove dias o Sistema Faema/Senar promoveu programação com cursos, oficinas, vitrines e um grande encontro de Produtores Rurais, que reuniu mais de 150 produtores

22 de julho 2024

Por: Thayla Pereira

Fonte: Sistema Faema/Senar

Porto Franco (MA) – A 27ª edição da ExpoFran, realizada em Porto Franco, contou com a destacada participação do Sistema Faema/Senar, que levou uma série de atividades voltadas para o desenvolvimento e capacitação dos produtores rurais da região, entre os dias 13 a 21 de julho.

Luiz Figueiredo, superintendente do Senar no Maranhão, ressaltou a presença constante da instituição na ExpoFran ao longo dos anos. “Estamos na 27ª ExpoFran, trazendo capacitações, oficinas e vitrines tecnológicas, tornando o setor rural cada vez mais presente na economia do município”, disse.

O estande institucional ofereceu aos visitantes imersão nas oficinas de transformação da cana de açúcar em cachaça e transformação da mandioca em farinha, além da troca de conhecimento com as vitrines tecnológicas de silagem e piscicultura. Outro destaque foram os cursos de pilotagem de drones, NR 31.7 – prevenção de acidentes com defensivos agrícolas, operação e manutenção de tratores agrícolas, análise e classificação de grãos – soja e milho e mapeamento e monitoramento com drones.

Isaac Diogo, aluno do curso de mapeamento e monitoramento com drone, acadêmico de agronomia, destacou a importância dos cursos oferecidos pelo Senar. “Hoje sou um pequeno produtor atendido pela ATeG (assistência técnica e gerencial). Estou fazendo esse curso para aprimorar meu conhecimento. Quem quer oferecer um produto de qualidade deve procurar o Senar, que oferece desde o básico até um grande conhecimento. Agradeço a todos os colaboradores do Senar pela eficiência e qualidade do trabalho”, elogiou.

Alunos do curso de classificação de grãos Alunos do curso de classificação de grãos

ENCONTRO DE PRODUTORES RURAIS – Além dos cursos, o Sistema Faema/Senar promoveu o Encontro de Produtores Rurais de Porto Franco e região, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município, com palestras com temas relevantes para o setor agropecuário, como apresentação dos resultados da ATeG na cadeia produtiva da fruticultura – banana, melhoramento genético com ênfase em transferência de embriões e uso de IATF e manejo alimentar na fase de cria e recria de bovinos.

Irapoan Junior, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Franco, enfatizou os resultados positivos alcançados com a assistência técnica do Senar. “Os resultados são tão notórios que muitos estão procurando o sindicato. Este encontro veio confirmar todo o trabalho feito”, destacou.

Egon Bastos, coordenador regional da assistência técnica e gerencial do Senar, explicou a abrangência do atendimento na região de Porto Franco. “Atendemos diversas cadeias produtivas, como bovinocultura de corte e leite, fruticultura, piscicultura e olericultura. Este encontro visa mostrar os resultados alcançados nos últimos dois anos de assistência técnica, além de proporcionar a troca de informações entre os produtores”, explicou.

Os produtores e autoridades presentes que participaram das atividades, expressaram grande satisfação com os conhecimentos adquiridos. Raquel Mota, produtora de bovinocultura de corte, destacou a importância do evento. “Esse encontro significa muito, pois sempre há algo novo a aprender. As palestras despertam nosso interesse e nos ajudam a somar conhecimentos”, compartilhou.

Estande institucional Estande institucional

Roberto Sardinha, secretário de Agricultura de Porto Franco, elogiou a parceria com o Senar. “É primordial essa parceria. Este encontro traz informações valiosas. É um prazer imenso receber o Senar em nosso município”, declarou.

“A 27ª ExpoFran foi um sucesso, e a contribuição do Sistema Faema/Senar foi fundamental para o fortalecimento do setor agropecuário na região. Com iniciativas como essas, a instituição reafirma seu compromisso com a capacitação e o desenvolvimento dos produtores rurais, promovendo a inovação e a sustentabilidade no campo”, destacou Luiz Figueiredo.

Matérias Relacionadas