Caravana Técnica do Senar-SP em Itu proporciona troca de experiências e conhecimento de potencialidades do turismo rural
Integrantes do Sindicato Rural de Luiz Antônio estiveram em Itu para conhecer alguns locais que são referência da cultura local do município
Comunicação do Sistema Faesp/Senar-SP
Fonte: Sistema Faesp/Senar-SP
O Sindicato Rural de Luiz Antônio realizou uma Caravana Técnica para a cidade de Itu formada por participantes do Programa de Turismo Rural de Luiz Antônio. O objetivo foi proporcionar aos alunos do Programa uma imersão nas fazendas e museus de Itu para a realização de um projeto voltado a implementação do turismo rural na Estação Ecológica Jataí.
O objetivo da Caravana foi proporcionar aos alunos do Programa de Turismo Rural, uma imersão nas fazendas e museus de Itu para a realização de um projeto voltado a implementação do turismo rural na Estação Ecológica Jataí, uma área protegida em Luiz Antônio. Ela foi criada em 1982, com 4.532,18 hectares, e que teve sua área ampliada para 9.010 hectares em 2002, e tem como objetivo proteger ecossistemas naturais e promover atividades de pesquisa e educação ambiental.
O local oferece trilhas e áreas para pesquisa, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação dos ecossistemas. Este ano, a Estação enfrentou um problema significativo com queimadas, que afetou sua biodiversidade e bioma.
Durante a Caravana houve a visita ao Complexo FAMA, que está localizado em uma antiga fábrica de têxteis. O local é um espaço cultural multifuncional que, além de abrigar projetos de artistas, encontra-se também o projeto "Asas de Um Sonho", com exposições que mostram a trajetória da aviação, com ênfase em peças e itens relacionados ao tema.
Além do FAMA, os integrantes conheceram também a Fazenda do Chocolate, espaço voltado para a produção de chocolate artesanal e a promoção de experiências educativas relacionadas ao cultivo do cacau. A propriedade oferece visitas guiadas, onde os visitantes podem aprender sobre o processo de produção do chocolate, desde o cultivo do cacau até a transformação em barras de chocolate. Conta com áreas para degustação e venda de produtos.
O evento possibilitou um olhar mais abrangente e exploração das possibilidades para execução na estação Ecológica Jataí, trabalhando as questões da região do cerrado no qual a Estação está situada.
Para Priscila Levorin, técnica do Senar-SP, o encontro entre os dois municípios proporcionou, além da troca de experiências e conhecimento, vivenciar na prática o aprendizado obtido ao longo do Programa de Turismo Rural e desenvolver estratégias colaborativas para agregar na propriedade rural.
"A Caravana Técnica foi uma experiência muito enriquecedora, que pode nos dar a oportunidade de lançar um novo olhar ao Turismo Rural para aplicação nos projetos que estamos desenvolvendo”, afirmou a coordenadora do Senar-SP de Luiz Antônio, Cassiana Gonçalves Menegueti. Participou da caravana também a instrutora do Programa, Cintia Suguino.
“Já iniciamos todo esse processo com o Projeto Ser Tão Cerrado e essa experiência veio agregar. Riqueza cultural e tradições locais se entrelaçam com a vida rural, destacando o valor de preservar e promover a identidade cultural aliada a um desenvolvimento sustentável”, completou.
Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP