Ceará lidera análises do Cadastro Ambiental Rural no Nordeste

Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Ceará ocupa a terceira posição no ranking nacional e a primeira no Nordeste em número de análises concluídas do CAR

13 de novembro 2025
Compartilhe:
CAR2

Bruno Cabral

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faec/Senar

O município de Pacajus foi palco, na terça-feira (4), da entrega de novos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) durante o Mutirão do Código Florestal. Realizada no auditório da Prefeitura, a ação integrou uma mobilização nacional voltada a fortalecer a implementação do Código Florestal Brasileiro e ampliar a regularização ambiental de imóveis rurais em todo o País.

A solenidade contou com a presença do analista ambiental da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Davi Queiroz, e do presidente do Sindicato Rural de Horizonte, Francisco José de Sousa.

Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), o Ceará ocupa a terceira posição no ranking nacional e a primeira no Nordeste em número de análises concluídas do CAR, com 64.443 cadastros finalizados. O Estado contabiliza 395.354 imóveis rurais inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar). Em Pacajus, mais de 200 cadastros foram validados apenas em 2025, consolidando o compromisso local com o avanço da regularização ambiental.

“Para que o produtor rural possa cumprir seu papel e as regras ambientais com tranquilidade, a solução passa pela desburocratização da educação e do acesso a ela”, diz Davi Queiroz. “Para isso, trabalhamos para dar maior clareza ao produtor”.

CAR

No Ceará, a iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre Faec, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). As entidades dão suporte técnico na articulação institucional para as ações de validação e retificação dos cadastros ambientais rurais.

Representando a CNA, a consultora técnica Patrícia Ribeiro destacou a importância da atuação conjunta entre os órgãos públicos e o setor produtivo. “O Projeto RetifiCAR só teve êxito porque todos trabalharam juntos. O Ceará se destacou entre os estados onde a iniciativa atua, com um grande número de atendimentos e validações. Ter o CAR regularizado garante benefícios importantes, como o acesso ao crédito rural”, afirmou.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, criado com o objetivo de integrar informações ambientais das propriedades e formar uma base de dados estratégica para o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento no país.

O Projeto RetifiCAR, idealizado pela CNA com apoio técnico dos órgãos ambientais estaduais e das federações da agricultura, como a Faec, busca aprimorar a qualidade e a precisão das informações declaradas no CAR, promovendo a regularização ambiental do território brasileiro.

Áreas de atuação relacionadas