Chuvas regulares de outubro movimentam as lavouras de Mato Grosso
Por: Globo Rural
As máquinas estão no campo para um dos períodos mais aguardados pelos produtores de Mato Grosso: é o início do plantio da safra de soja. O agricultor Paulo Lauxen plantou 350 hectares na fazenda que tem em Sinop, no norte do estado. O planejamento é fazer a mesma área que foi cultivada na safra passada – 1.150 hectares. Porém os custos da lavoura estão maiores este ano.
“De julho até agora o combustível aumentou 10%. Esses 10% repercute em toda a área de custos da produção, porque como aumenta o óleo diesel, aumenta frete, aumenta tudo”, explica o agricultor.
Em outra propriedade, também em Sinop, a semeadura da soja começou no final de setembro, mas dias depois teve que ser interrompida devido à falta de umidade no solo. Agora voltou a chover e as plantadeiras estão no campo novamente. “Já tem umidade suficiente pros próximos 8, 10 dias aí de plantio sem parar, aproveitando o máximo do dia e da época de plantio”, diz o gerente da fazenda Elton José Cargin.
No estado a área total de soja deve ser semelhante a da safra passada: aproximadamente 9,4 milhões de hectares. O Mato Grosso é o maior produtor de soja do país. Foram mais de 30 milhões de toneladas na última safra.