Circuito Campo Futuro - No Acre, CNA apresenta resultados da pecuária de corte

Evento na segunda (28) ocorreu em parceria com a Federação

Por CNA 29 de julho 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 07 29 at 14 44 38

Rio Branco/AC (29/07/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou na segunda (28) durante a Expoacre 2025, em Rio Branco (AC), os levantamentos dos custos de produção da pecuária de corte na Região Norte e no país.

O evento realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac) foi o primeiro dos cinco encontros previstos para 2025 do “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro” e reuniu produtores, sindicatos rurais e lideranças do Estado.

“O evento representa uma oportunidade para o produtor rural conhecer os custos e, com isso, saber como gerenciar, planejar a atividade e ter controle das finanças”, afirmou o presidente da Faeac, Assuero Veronez.

Assuero Veronez, presidente da Faeac/Foto: Ascom Faeac Assuero Veronez, presidente da Faeac/Foto: Ascom Faeac

Na abertura do evento, o vice-presidente da Faeac, Edvan Machado, destacou a importância do projeto ao fornecer informações estratégicas para ajudar os pecuaristas do Estado.

Em seguida, o assessor técnico da CNA Rafael Ribeiro de Lima Filho ressaltou que foi um ano desafiador para o pecuarista, “que teve que lidar com margens apertadas devido aos custos de produção”.

Rafael Ribeiro de Lima Filho, assessor técnico da CNA/Foto: Divulgação CNA Rafael Ribeiro de Lima Filho, assessor técnico da CNA/Foto: Divulgação CNA

Apresentações – Na primeira apresentação do Circuito, o pesquisador Giovanni Penazzi, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), abordou o tema “Quanto está custando a arroba?”.

Penazzi apresentou um panorama da pecuária de corte do ano passado e em 2025, passando por oscilações mais fortes no último trimestre de 2024, mas com preços mais atrativos em 2025 do que no ano passado.

Ele também apresentou o balanço do levantamento dos custos de produção do Campo Futuro neste ano, nos sistemas de cria e ciclo completo, mostrando que os preços recebidos pelo produtor, no longo prazo, não foram suficientes para cobrir os custos de produção.

Neste contexto, ele recomendou que o foco do pecuarista deve ser na otimização de margens. “Falando da realidade do Acre, o produtor deve pensar em margens competitivas”.

Giovanni Penazzi, do Cepea/Foto: Ascom Faeac Giovanni Penazzi, do Cepea/Foto: Ascom Faeac

Regiões – A assessora técnica da CNA Larissa Mouro afirmou que, em 2025, foram realizados quatro painéis para levantamento dos custos de produção da pecuária de corte no Acre.

Nestes painéis, foram analisados os sistemas de cria e ciclo completo nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri.

No país, ocorreram 18 levantamentos da cadeia produtiva em 16 municípios, de 4 Estados. Os dados levantados pelo projeto mostram que, no comparativo anual, o preço da arroba do boi gordo aumentou significativamente em todo o Brasil e, na região Norte, não foi diferente.

Apesar da valorização, os custos de produção continuam em patamares elevados. No sistema de ciclo completo analisado em Cruzeiro do Sul (AC), por exemplo, o Custo Operacional Total ultrapassou R$ 300 por arroba produzida, pressionando as margens dos pecuaristas da região.

Perspectivas – Na segunda exposição do dia, o zootecnista e coordenador de Inteligência de Mercado da Scott Consultoria, Felipe Fabbri, falou sobre as perspectivas para o preço da arroba e o que esperar do mercado.

Segundo ele, em um cenário de incertezas no cenário global e doméstico, o produtor deve estar preparado para os momentos mais difíceis da atividade. “Ele deve acompanhar os movimentos e se antecipar aos momentos de baixa da pecuária”.

Felipe Fabbri, da Scott Consultoria/Foto: Ascom Faeac Felipe Fabbri, da Scott Consultoria/Foto: Ascom Faeac

Fabbri também enfatizou o comportamento dos mercados de bezerros e ressaltou a importância de ter cautela para a compra de animais de reposição a partir da relação de troca “de boi-gordo por bezerro”, traçando um panorama em vários estados. Ele também avaliou o cenário de participação de fêmeas nos abates bovinos.

O coordenador de Inteligência de Mercado abordou, ainda, os principais mercados externos para a carne bovina brasileira, e de potenciais oportunidades para o produto no mercado internacional.

Projeto – O Campo Futuro é um projeto do Sistema CNA/Senar realizado em parceria com universidades, centros de pesquisa, Federações estaduais para levantar os custos de produção de diferentes atividades agropecuárias em todas as regiões do país.

Os circuitos representam uma oportunidade para os produtores debateram os impactos dos custos de produção na rentabilidade, manejo e produtividade de culturas, agregação de valor, boas práticas no campo e tendências e oportunidades de mercado.

Público acompanhando o evento/Foto: Ascom Faeac Público acompanhando o evento/Foto: Ascom Faeac

Circuitos – Os próximos eventos vão ocorrer no dia 7 de agosto em Jaguaré (ES), 14 de agosto em João Pessoa (PB), 28 de agosto em Sorriso (MT) e, por fim, no dia 19 de setembro em Chapecó (SC).

Áreas de atuação relacionadas