CNA anuncia vencedores do Prêmio Artesanal de Cerveja

Cerimônia foi realizada na terça (12), em Brasília (DF)
Brasília (13/11/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil anunciou, na terça (12), em uma cerimônia na sede da entidade, as vencedoras do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 de cerveja.
O concurso premiou dez marcas de cervejas em duas categorias: Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Confira a lista completa de vencedores no link .
O evento contou com a presença dos finalistas do concurso e seus familiares, especialistas, entidades, parlamentares, representantes de embaixadas, diretores do Sistema CNA/Senar e presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária.

Na abertura do evento, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, ressaltou o trabalho e os projetos do Sistema CNA/Senar para apoiar os produtores rurais. “O Brasil é um país com uma diversidade incrível de clima, sol e capacidade produtiva. A cerveja artesanal faz parte disso. Vocês, que estão aqui, também são agro. A cerveja é agro, feita com produtos da agricultura", destacou Martins.
Segundo Martins, o Sistema CNA/Senar está “sempre pronto para apoiar e transformar os pequenos produtores com inovação, para que sejam mais competitivos”, afirmou.
Vencedores – A premiação começou pela categoria Ale e o vencedor foi o produtor José Macedo, com a cerveja Aratinga Fruit Beer, do município de Ribeira do Pombal, na Bahia.
O segundo colocado foi o produtor Ricardo Lima, da cerveja Aurora Goiaba Sour, da cidade de Guarapuava, no Paraná; o terceiro lugar ficou com Robert Krause, com a cerveja Weiss, do município de Igrejinha, no Rio Grande do Sul; em quarto ficou Paulo Dapper, com a cerveja Barley Wine, de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul; o quinto colocado foi Tácio Montes, com a cerveja Seja Minha Luz, de Brasília, Distrito Federal.

"Este prêmio é para a agricultura baiana e para a Cooperacaju, que há mais de 15 anos leva o agro da Bahia para o mundo. Dedico este troféu a toda a rede de agricultores da cooperativa e aos parceiros. Sem eles, nada disso seria possível ", afirmou Murilo de Araújo Nunes, gestor da Rede Coopera Caju que faz a cerveja vencedora Aratinga Fruit Beer.
O vencedor da categoria Lager foi o produtor Alexandre Lewis Xerxenevsky, com a cerveja Galo Velho Cold IPA, de São Paulo.

Na segunda colocação ficou o produtor José Marcos, da cerveja Vemaguet 67, de Campos do Jordão (SP); em terceiro lugar ficou novamente o produtor Robert Krause, com a cerveja Export, do município de Igrejinha, no Rio Grande do Sul; a quarta posição foi para Raphael Vieira, com o Chope Puro Malte Pilsen, da cidade de Ubá, Minas Gerais; e a produtora Patrícia Mercês ficou em quinto lugar com a cerveja Colombina Cold Brew Lager, da cidade de Aparecida de Goiânia, Goiás.

Alexandre falou sobre a importância da premiação. “Obrigado à CNA por esse concurso incrível e inovador, que valoriza quem realmente importa nesse país que são os pequenos. Também sou imensamente grato à minha esposa Rogéria, pois sem ela a cervejaria simplesmente não existiria. Foi ela, com sua força e dedicação, quem fundou a cervejaria que hoje está sendo premiada”, disse, visivelmente emocionado.
Os cinco primeiros colocados do concurso, nas duas categorias, receberam certificados e prêmios em dinheiro.
Os três primeiros vencedores de cada categoria também receberam troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cerveja.

Esta edição do concurso foi realizada pela CNA em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommèliere.
Prêmio CNA Brasil Artesanal – A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram feitos concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais e mel.
Veja como foi a entrega do Prêmio CNA Brasil Artesanal Cerveja - 2024
Todas
as fotos da cerimônia estão disponíveis no
Flickr do Sistema CNA/Senar
.