CNA avalia mercado de flores

Tema foi abordado na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais
Brasília (22/11/2024) – A CNA participou, na quinta (21), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do Ministério da Agricultura, para discutir o impacto do clima e da oferta na atividade.
O encontro híbrido reuniu produtores, associações representantes da cadeia para discutir os resultados e desafios vivenciados na cadeia. Os participantes apresentaram sobre o panorama de mercado e as limitações na oferta.
“O ano de 2024 foi desafiador para o setor. Mas em linhas gerais, nota-se maior estabilidade nos preços e resiliência dos produtores por continuar mesmo após tantos desafios na produção”, ressaltou a assessora técnica da CNA, Letícia Fonseca.

Segundo ela, eventos climáticos como os desastres vivenciados no Rio Grande do Sul, que ocorreram perto do Dia das Mães (uma das principais datas de comercialização e escoamento), impactaram a produção.
No setor de gramas, o clima também tem sido fator de preocupação, diante do período de estiagem que limitou o desenvolvimento dos cultivos, e atrasou o ciclo. A expectativa agora, avaliou Letícia, é de recuperação com a retomada das chuvas.