CNA debate ações para setor de alimentação animal no Mapa

Encontro discutiu ações para 2020 com representantes do segmento
Representantes de câmaras setoriais da área animal se reuniram no Mapa
Brasília (09/12/2019) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma reunião promovida pelo Ministério da Agricultura para conhecer o planejamento e as ações do órgão em 2020 na área de alimentação animal.
O encontro foi promovido pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) e reuniu representantes das câmaras setoriais ligadas ao tema. O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Pinheiro Machado, e a assessora técnica da entidade, Ana Lígia Lenat, representaram a Confederação.
Entre as atividades previstas no plano de ação estão a publicação de um regulamento sobre padrão de ingredientes destinados à alimentação animal, a implementação do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), a inspeção com base em risco.
Também está prevista a revisão da Instrução Normativa nº 4 de 2007, que trata do Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Fabricantes de Produtos Destinados à Alimentação Animal e o Roteiro de Inspeção.
“Esse plano de trabalho, quando executado, fará com que a inspeção de alimentos para alimentação animal se integre com os temas de saúde animal, saúde humana e meio ambiente”, disse Machado.
O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA avalia que, com a iniciativa, crescerá a importância das câmaras setoriais, que devem ser a porta de entrada das demandas do setor.
“Em relação a questões relacionadas ao autocontrole e avaliação de risco, vai dar muito mais responsabilidade para o setor privado, mas também vai dar mais segurança para os processos visando uma qualidade final na questão de alimentação animal”, afirmou.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte