ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA debate COP no Fórum Planeta Campo 2024
Captura de tela 2024 10 30 191259

Evento foi em São Paulo

30 de outubro 2024
Por CNA

Brasília (30/10/2024) – O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, Muni Lourenço, participou, na quarta (30), em São Paulo (SP), do Fórum Planeta Campo 2024.

O evento foi promovido pelo Canal Rural e discutiu, na edição deste ano, os desafios para o setor agropecuário diante do cenário de mudanças climáticas no país e no mundo.

Muni, que também preside a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), falou sobre a participação do agro brasileiro na COP 29, que acontece em novembro, no Azerbaijão, apresentando alguns dos principais pontos considerados essenciais para o setor.

“O setor agropecuário participa ativamente desta agenda e precisa ser visto como parte da solução para o enfrentamento das mudanças climáticas e a segurança alimentar no mundo”, destacou.

Segundo ele, alguns fatores serão fundamentais para avançar nas ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, de acordo com o posicionamento da CNA entre os negociadores brasileiros que estarão na COP.

Uma das questões mais importantes para o agro brasileiro, na avaliação do vice-presidente, é a definição de uma nova meta de financiamento para auxiliar os países mais pobres.

Neste contexto, a Conferência de Baku terá papel essencial para a COP 30, que acontece no ano que vem no Brasil, em Belém do Pará, para garantir os meios de implementação de ações na agricultura.

“Precisamos de uma nova meta global definida e que essa decisão saia do Azerbaijão, ou teremos limitações em ações de mitigação, adaptação e acesso a novas tecnologias”, ressaltou.

Ele também defendeu o avanço em pontos como a adoção e o andamento do cronograma do Grupo de Sharm El-Sheikh (ações climáticas na agricultura e segurança alimentar); consolidação das negociações referentes ao mercado de carbono; e atenção especial aos acordos e declarações de alto nível político (acordos não negociados).

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas