CNA debate mercado de flores e projeção para safra de laranja

Confederação participou de reunião esta semana nas Câmaras Setoriais de Flores e Plantas Ornamentais e Citricultura do Mapa
Brasília (29/06/2023) – A CNA participou, na quarta (28), da reunião da Câmara Setorial de Flores e Plantas Ornamentais do Ministério da Agricultura, que teve a participação de produtores, atacadistas, cooperativas, floristas e outras entidades do setor.
O grupo fez uma análise do mercado para as cadeias produtivas, que tem se mostrado estável. .
“A demanda está aquém do esperado. Por outro lado, a oferta também está limitada devido às baixas temperaturas”, afirmou Letícia Fonseca, assessora técnica das Comissões de Hortaliças e Flores e de Fruticultura da CNA.

Na floricultura, foi observada uma migração para o setor de serviços, como jardinagem e paisagismo, “uma estratégia de continuidade no mercado frente à volatilidade nos preços”, ressalta Letícia.
A reunião também abordou a importância da ampliação do número de registros de defensivos agrícolas para o setor.
“A gama de registros para tais culturas é restrita, o que culmina em maior risco técnico e agronômico. O desenvolvimento de novos produtos, especialmente com mecanismos de controle alternativos, auxilia na produção, e na segurança do ambiente e trabalhadores envolvidos na atividade,” afirmou a técnica.
Citricultura – Na quinta (29), Letícia acompanhou a reunião da Câmara Setorial da Citricultura. A reunião tratou da reestimativa de safra da Fundecitrus 2023/2024, que projeta queda de 1,55% em relação à safra passada.

De acordo com o estudo apresentado a retração está relacionada à incidência e disseminação do greening , doença bacteriana que reduz drasticamente a produção nos pomares.
A reunião também discutiu o monitoramento de ocorrência do psilídio, inseto vetor da doença, e de pomares infectados, além do trabalho em desenvolvimento pela Embrapa para quantificação e precificação do estoque de carbono na citricultura.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte