Logo CNA

CNA debate Moratória da Soja em audiência pública na Câmara
Audiencia soja

Tema foi tratado na Comissão de Agricultura, na quinta (25)

25 de abril 2024
Por CNA

Brasília (25/04/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (25), de audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir a moratória da soja.

O objetivo da discussão foi discutir a iniciativa, que tem prejudicado produtores de soja, mesmo que estejam cumprindo as determinações do Código Florestal no que diz respeito à preservação da vegetação nativa.

Na audiência, o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, defendeu o uso da tecnologia na produção agrícola, principalmente no monitoramento via satélite para verificar a saúde das lavouras e auxiliar no cumprimento da legislação ambiental.

André Dobashi, presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA André Dobashi, presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA

“É importante lembrar que essa mesma tecnologia não pode interferir na produção e desconsiderar o nosso Código Florestal. Precisamos diferenciar desmatamento legal e ilegal”.

André também falou sobre a importância de ter coesão e sintonia em toda a cadeia produtiva, prezando pelo respeito entre comprador e produtor. “Ao considerar adicionalidades na compra dos grãos, as empresas deveriam remunerar o produtor pelos serviços ambientais. O respeito e a conciliação de todo setor é o que vai fazer o Brasil se manter como grande produtor e exportador de soja no mundo”.

Assista o debate na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=zuwtj9sdEIE

Matérias Relacionadas